Agentes de endemias inspecionam prédio da Saúde para o levantamento de índice do Aedes aegypti

Saúde
05/07/2019 11h00

Com o aumento dos casos suspeitos de dengue no país, a Prefeitura de Aracaju reforçou sua atuação no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesse sentido, dentre as ações executadas atualmente pela gestão municipal, está a realização do quarto Levantamento Rápido de Índices do Aedes aegypti (LIRAa) deste ano, e o prédio da Secretaria Municipal da Saúde foi inspecionado por agentes de combate às endemias nesta sexta-feira, 5.

Quatro supervisores de campo fizeram parte da ação na SMS.  “Hoje estamos vistoriando as residências do bairro Coroa do Meio e nada melhor do que fazermos o dever de casa olhando como está a nossa sede e o seu entorno. Devemos ter o cuidado em todos os lugares, não somente nas nossas casas, mas também no nosso ambiente de trabalho”, explicou o gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes aegypti (PMCA), Jeferson Santana.

O gerente do PMCA solicita o apoio e o empenho da população para evitar a proliferação do mosquito com os cuidados necessários para que os aracajuanos não sofram com as doenças transmitidas, principalmente a dengue, que é dividida em três tipos: a clássica, a dengue com sinais de alerta e a grave, que pode matar.

Cuidados e orientações

De acordo com Jeferson, o principal cuidado é evitar locais que acumulam água. Os tanques, baldes e caixas d'água devem estar devidamente tampados. Os quintais e as varandas devem ser conservados limpos, sem lixo e entulhos. Os vasos com plantas devem ser colocados terra e não pratinhos com água.

“Quando a pessoa for regar as plantas verificar se não tem água acumulada dentro das folhas, como as bromélias e as espadas de São Jorge. É necessário virar a planta, abrir as folhas com cuidado e passar um papel absorvente para secar”, informou.

Outro cuidado importante é com as lavanderias de cimento, nas quais as pessoas costumam deixar água. “O Aedes aegypti é muito resistente e neste tipo de lavanderia que é áspera, fica mais fácil os ovos do mosquito ficarem escondidos, por isso é preciso lavar com escova para poder retirá-los”, alertou o gerente.

Jeferson chama a atenção para os dispensers das geladeiras que acumulam água ao término do degelo. “É necessário secar o depósito e lavar com uma esponja porque os ovos grudam. Outro cuidado é com os vasinhos de água dos animais domésticos, é preciso fazer a limpeza com escovinha e esponja. Manter as caixas d’água tampadas e lavá-las a cada seis meses. Enfim, reforçar os cuidados dentro das residências”, completou.

O gerente disse que o ciclo de vida do vetor é de cerca de oito dias. De ovo para se transformar em larva são dois dias, de larva para pupa são três e da pupa para o mosquito adulto são três dias. “O período é muito rápido, por isso toda a semana as pessoas devem fiscalizar os quintais, os ralos e as lavanderias das casas para evitar que o mosquito apareça”, finalizou.

Mutirão

Neste sábado, 6, dentro do Plano de Intensificação de Combate ao mosquito Aedes aegypti da Prefeitura de Aracaju, haverá um mutirão no bairro Japãozinho, das 8h às 12h, ação que mobilizará diversas secretarias e órgãos municipais, saindo da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Augusto Barreto, localizada na avenida Euclides Figueiredo, S/N.