Equipes da Emurb intensificam ações na drenagem durante as chuvas

Obras e Urbanização
09/07/2019 12h01

Muita chuva e maré alta confluem para a ocorrência de pontos de alagamentos na cidade. Para impedir casos que coloquem em risco a segurança dos aracajuanos e manter a normalidade no fluxo de veículos nas ruas e avenidas, a Prefeitura de Aracaju mobilizou vários órgãos com vistas ao monitoramento e desenvolvimento de ações que mitiguem o efeito das chuvas. Assim, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), desde as primeiras horas desta terça-feira, 9, ampliou o número de equipes e reforçou as ações de manutenção, desobstrução e limpeza da microdrenagem da capital.

O sistema pluvial de corredores de trânsito como as avenidas Airton Teles, Coelho e Campos, Francisco Porto, Ivo do Prado, e locais mais afastados como o loteamento Paraíso do Sul, situado no bairro Santa Maria, passaram por reparos e as lâminas de água acumuladas eram paulatinamente reduzidas. Outras localidades foram incluídas na programação das equipes itinerantes da Emurb assim que eram identificados locais com água acumulada.

Embora a previsão indicasse que o volume para todo esta terça fosse de cerca de 45 mm, nas primeiras 12h do dia a incidência pluviométrica já havia atingido 40 mm. O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, enfatiza todo o esforço dispensado nos serviços de drenagem desde as primeiras horas da manhã. "Chuvas nesta intensidade sempre geram alguns transtornos, mas ressaltamos que permanecemos com uma agenda de trabalho permanente que visa à atender todos os locais identificados com alagamentos", destaca.

Ferrari pontua as ações desenvolvidas na avenida Euclides Figueiredo com a utilização de máquinas de sucção, caminhões pipas e demais profissionais limpando a rede de drenagem. "Na Euclides, principalmente na parte mais baixa da avenida, a qual recebe toda a água vinda dos loteamentos do entorno, as ações articuladas envolvem Emurb, Defesa Social, SMTT, Defesa Social e outras secretarias que estão de prontidão para realizar os serviços, orientar os condutores e atender à população. Manteremos esta força tarefa até que cessem as chuvas", garante o secretário.

Solicitações

A Emurb pede a colaboração da população para evitar jogar em vias públicas qualquer tipo de material que obstrua a rede de drenagem. Para solicitar os serviços de desobstrução, basta entrar em contato com a empresa municipal através telefone (79) 3179-1619, ou via email (comunica.emurb@aracaju.se.gov.br).