Prefeitura realiza ação educativa do Julho Amarelo na Fundação Renascer

Saúde
10/07/2019 14h22

Em alusão ao Julho Amarelo, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensifica o trabalho de prevenção às hepatites virais. Entre as ações de conscientização da população e dos profissionais, está a realização de palestras com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação Renascer.

“Estes jovens, na maioria dos casos, não são acolhidos pela sociedade, daí a importância deste trabalho. Muita gente não oferece assistência a eles, por isso muitos deles vivem marginalizados e estão mais propensos a estas doenças”, esclareceu a coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, Débora Oliveira.

Para esclarecer sobre o histórico da doença, prevenção e tratamento, a SMS, por intermédio do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's), realiza, desde o início deste mês, testes-rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, em uma série de mobilizações que se estenderão até o dia 31.

Prevenção

Ainda de acordo com a coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, o grande embate para a saúde pública, atualmente, é conscientizar a população para o diagnóstico da doença. Segundo Débora Oliveira, o desafio é diagnosticar a presença do vírus e conter a doença antes que ocorram os danos que acarretam o fígado.

“A principal arma na batalha contra as hepatites virais é a detecção, através dos testes rápidos para Hepatites B e C, que são gratuitos e estão disponíveis em toda Rede da Atenção Primária do município de Aracaju. Os testes rápidos para hepatite B e C também são realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento de Aracaju (CTA), localizado no Cemar Siqueira Campos, que funciona com portas abertas, recebendo pacientes de todo Estado de Sergipe", enfatizou.

O adolescente A.J.M. relatou que já teve hepatite e nem conhecia a doença. “Acho que, muitas vezes, a pessoa acaba ficando mais doente porque não tem as informações certas. Hoje, ouvindo a palestra, pude perceber o quanto uma atitude tão simples como a testagem rápida pode influenciar na cura da doença, porque quanto antes se iniciar o tratamento, mais rápido será a cura”, contou o menor, que optou por não se identificar.

Os sintomas associados às hepatites são cansaço, febre, mal estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados. Contudo, por serem doenças assintomáticas, muitas vezes os sintomas não se manifestam.