Aracaju atua na educação em saúde e na prevenção da população contra IST’s e aids

Saúde
11/07/2019 05h06

A Prefeitura de Aracaju, por meio do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atua nas 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, no Serviço de Atendimento Especializado às Pessoas Vivendo com HIV/Aids (SAE) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além do Previna Móvel, unidade itinerante que realiza testes rápidos.

De acordo com a coordenadora do Programa, Débora Oliveira, para conscientizar as pessoas sobre a prevenção contra as IST’s e a aids são realizadas várias ações de educação em saúde e prevenção junto à população.

“Em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), realizamos palestras educativas nas salas de espera das UBS's e oficinas nas escolas para alunos e professores. Outros exemplos de atuação do programa são as ações nas universidades, nas empresas públicas e privadas, com profissionais de saúde e na Fundação Renascer”, explicou.

Débora informou que, nas ações, são distribuídos folders explicativos e insumos de prevenção (preservativos masculinos, femininos e sachês de gel lubrificante), e repassadas informações sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce com a oferta dos testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C. “Os testes rápidos estão disponíveis em toda a rede de assistência nas UBS, nos hospitais municipais, nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento)’, acrescentou.

SAE

O SAE e o CTA estão localizados no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) no bairro Siqueira Campos. O SAE, vinculado à Rede de Atenção Especializada (Reae) da SMS, é um serviço de referência para todo o estado de Sergipe, é porta aberta, isto é, não precisa de encaminhamento e é composto de equipe multidisciplinar com médico infectologista, infectologista pediátrico, enfermeiro, assistente social, farmacêutico, psicólogo, nutricionista e odontólogo.

“Os profissionais atuam no monitoramento, prevenção, diagnóstico e assistência, assegurando os direitos humanos às pessoas vivendo com HIV/Aids e contribuindo efetivamente para a promoção da saúde no município”, esclareceu Débora.

Somente este ano, de janeiro a junho, o SAE registrou cerca de 330 atendimentos de casos novos de HIV. “Mais da metade deste número foram de pessoas residentes em Aracaju, ou seja, 52%. Durante todo o ano realizamos várias ações educativas, mas é importante esclarecer que qualquer pessoa pode se infectar e transmitir o vírus do HIV, por isso há a necessidade de conscientização por parte da população sobre a prevenção”, alertou a coordenadora pelo Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais.