Serviço de alerta por SMS 40199 ultrapassa 18 mil cadastros em Aracaju

Defesa Social e Cidadania
12/07/2019 08h30

O serviço de Alerta por SMS 40199 é uma ferramenta utilizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), que se soma às ações preventivas contra riscos, na capital. Desde o mês de fevereiro de 2018, até o momento, já são 18.420 telefones cadastrados para recebimento dos alertas da Defesa Civil. O objetivo é manter a população informada sobre a possibilidade de chuvas ou ventos fortes, além de outras condições que demandem maior atenção por parte da população.

Segundo o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, o serviço é utilizado ao mesmo tempo em que as equipes já estão em atenção às demandas que possam surgir. "Com a emissão das mensagens possibilitamos que a população possa se precaver. Vale ressaltar que essa medida integra o conjunto de ações executadas pela Prefeitura para reduzir riscos, especialmente para os moradores de áreas de riscos", indicou.

A enfermeira Caroline Alves conheceu o serviço de alerta por SMS durante as chuvas do último mês de junho, por meio das redes sociais. Usuária da ferramenta há pouco tempo, ela conta que já sente os seus benefícios. "Eu vou trabalhar mais prevenida, tentando evitar algumas ruas que possam estar alagadas", relata a enfermeira, que considera o serviço fundamental para os aracajuanos. "Achei muito útil para a população", avalia Caroline.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju explica que a população deve redobrar a atenção diante do alerta. "Em situação de chuvas, caso seja notado algum tipo de anormalidade, como possíveis inclinações de árvores e postes, rachaduras, movimentação de telhas ou movimentação de terra, além de situações de alagamento, inundação ou enchente, é importante acionar a Defesa Civil através do número emergencial 199, para que façamos uma avaliação e adotemos as medidas cabíveis", finalizou.

Cadastro

Para fazer o cadastramento e receber os alertas da Defesa Civil, o cidadão deverá acessar o campo de mensagens (SMS) do celular, e inserir no destinatário o número 40199. O serviço é gratuito.

Em seguida, no corpo da mensagem, deverá ser colocado o CEP da região. Após enviar a mensagem o usuário receberá uma confirmação do cadastro. É possível cadastrar mais de um CEP.

Caso o cidadão mude de endereço, poderá enviar, também para o número 40199, a mensagem SAIR e, em seguida, poderá cadastrar o novo CEP.