Em três dias, Prefeitura leva serviços de drenagem a cerca de 100 ruas da capital

Obras e Urbanização
10/07/2019 10h17

Se em circunstâncias normais as medidas preventivas realizadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), atende em média 600 ruas por mês,  entre segunda-feira (7) e quarta-feira, 10, os locais onde as ações contra alagamentos chegaram a cerca de 100 artérias. Isto significa que, em apenas três dias, os serviços alcançaram algo em torno de 16% do previsto para ser executado durante todo o mês de julho. Não entra nestas estatísticas o trabalho executado em regime de plantão na avenida Euclides Figueiredo, no Canal Tramandaí, nas avenida Francisco Porto, Airton Teles e Coelho e Campos.

Nesse período chuvoso, a Diretoria de Operações da Emurb intensificou sua atuação para atender os casos identificados como urgentes e para garantir a celeridade na vazão das águas pluviais. Para isso, todos os dias, um contingente de cerca de 100 profissionais se deslocam aos bairros da capital e desenvolvem atividades de limpeza das redes de drenagem.

Equipes multiprofissionais compostas por engenheiros, técnicos e agentes de campo, estão mobilizadas e atuando em todas as partes da cidade, identificando pontos de alagamentos e áreas de risco, resolvendo problemas nas manilhas e desobstruindo a rede de macro e micro drenagens.

O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, destaca esforços empreendidos pela gestão municipal neste período de chuvas. "Alagamento sempre causa transtornos e a população sempre busca um culpado: ora o clima, ora o poder público, ora quem joga lixo nas ruas. Enfim,  a determinação que temos do prefeito Edvaldo Nogueira é de que devemos sempre ouvir à população e acrescentamos a isso fatores técnicos, baseados em engenharia, análises e estudos. Aracaju foi forjada em cima das águas, rápida ocupação e  impermeabilização das ruas que, em última análise, confluem para os alagamentos", explica o secretário.

"Estes problemas se resolvem com obras estruturantes, que, aliás, temos hoje 14 em andamento e somam mais de R$100 milhões em investimentos. Isto é para médio e longo prazos. O que de imediato fazemos é trabalhar diuturnamente, ampliando expediente, montando força-tarefa e buscando resolver os transtornos das chuvas com o máximo de brevidade", destaca.

Trabalho

Além de pontos com histórico de alagamentos, a Emurb atendeu pleitos dos moradores do Largo da Aparecida - no bairro Jabotiana - e dos bairros Centro, Coroa do Meio, Lamarão, Dom Luciano, Grageru, Salgado Filho, Jardins, Aeroporto, Soledade,  Industrial, Santa Maria, 13 de Julho e Zona de Expansão.

Solicitação

Para registrar a solicitação de algum serviços da empresa, o cidadão pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação do órgão, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).