Emurb mantém atuação intensificada para solucionar transtornos causados pelas chuvas

Obras e Urbanização
11/07/2019 15h14

O acumulado de água das chuvas, esta semana, em Aracaju, superou a média histórica para o todo o mês de julho, em apenas três dias, e comprometeu a vazão de alguns pontos do sistema de drenagem da cidade, estrangulando a capacidade de absorção de manilhas que foram entupidas com lixos e entulhos descartados nas vias públicas. Por conta disso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), mantém equiepes mobilizadas e em regime de plantão, pelo quinto dia seguido, para atender as áreas mais atingidas do município.

Nesta quinta-feira, 11, após análises técnicas, a avenida Euclides Figueiredo foi momentaneamente interditada por questões de segurança e pela necessidade de criar rotas alternativas para quem se desloca para as cidades vizinhas e outros bairros da zona Norte, como explica Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura.

"A máquina de sucção é o que mantém o equilíbrio entre os picos de alagamentos e a imediata retirada de toneladas de água em caminhões-pipa e isso tem garantido que as lâminas de água sejam rapidamente diminuídas. Optamos por alternar o trânsito na Euclides, interditando em momentos mais críticos e liberando quando a situação volta a se normalizar", confirma.

Outros locais que mereceram o empenho dos órgãos municipais foram a comunidade do Largo da Aparecida, os conjuntos Santa Lúcia, JK e Sol Nascente, todos situados no bairro Jabotiana. Esta vasta área da zona Oeste fica suscetível ao transbordamento do Rio Poxim e, quando isso ocorre, as águas do leito acabam chegando às residências. "No Jabotiana, atuamos articuladamente com outras secretarias para, de forma ordenada, barrar o avanço das águas e atender às pessoas de alguma forma prejudicadas por este fenômeno natural", enfatiza o secretário.

Equipes itinerantes

Cerca de 100 profissionais se revezam entre as ações de manutenção, limpeza e desobstrução das microdrenagem da cidade, priorizando os locais identificados com algum risco de alagamento. As áreas no entorno de canais e abaixo do nível do mar se mantêm estáveis, embora estejam no organograma de trabalho visitas técnicas da empresa municipal a esses locais.

Apenas nesta quinta-feira, cerca de 15 bairros foram contemplados com serviços restaurativos, como o Aeroporto, Industrial, Dom Luciano, Farolândia, Getúlio Vargas, Ponto Novo, Santa Maria, Soledade e os conjuntos habitacionais da zona de Expansão.

Solicitações

A Emurb pede a colaboração da população no sentido de evitar o descarte irregular, em vias públicas. Para solicitar os serviços de desobstrução, basta entrar em contato com a empresa municipal através telefone (79) 3179-1619, ou via email (comunica.emurb@aracaju.se.gov.br).