Conselho Municipal de Saúde de Aracaju promove a 41ª reunião ordinária da atual mesa diretora

Saúde
11/07/2019 16h12

Os conselheiros dos segmentos gestor, trabalhador e usuário participaram, nesta quinta-feira, 11, da 41ª Reunião Ordinária da atual Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde (CMS), para discutir e deliberar assuntos pertinentes ao Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju. O encontro ocorreu na sede do órgão do Controle Social da capital.

Conselheiro gestor suplente da vice-presidente da Mesa Diretora e secretário adjunto da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Carlos Noronha destacou a parceria da gestão municipal da SMS com o Conselho Municipal de Saúde. “Trabalhamos todos com o mesmo objetivo, tanto nós, gestores, como os trabalhadores e os usuários aqui representados, porque entendemos que este espaço é o local de construção e de fortalecimento do SUS Aracaju. Fico imensamente feliz com o nosso entendimento e harmonia porque só traz benefícios à população”, afirmou.

Durante a reunião, Carlos Noronha informou a todos que foi aprovada, pela gestão da SMS, a revitalização do prédio do Conselho, o qual, em breve, será pintado e receberá uma placa de identificação. A secretária executiva da Mesa Diretora, Núbia Santana, elogiou a gestão municipal pela postura respeitosa com a qual vem tratando dos temas e necessidades do Conselho e também pela atuação do secretário adjunto como representante da gestão municipal.

A conselheira usuária Terezinha Marques Fontes aproveitou o encontro para elogiar a Secretaria Municipal da Saúde pelo reconhecimento dos Conselhos Locais de Saúde (CLS). Na última Conferência Municipal de Saúde foram eleitos os conselheiros responsáveis pelos 44 CLS, cada Unidade Básica de Saúde tem o seu respectivo Conselho Local (apenas a UBS Dr. Roberto Paixão, por ser uma unidade nova, ainda não tem CLS, mas está sendo formado).

A conselheira usuária do SUS Aracaju, Jailda dos Santos Prado, informou que um senhor de 58 anos, do Conjunto D. Pedro I, faleceu com os sintomas da dengue e o filho dele também está com os sintomas, então ela solicitou à Prefeitura de Aracaju (PMA) que fizesse a limpeza do terreno baldio vizinho à casa dessa família. “Quero agradecer o empenho da PMA que no outro dia do meu pedido mandou uma equipe lá para limpar o terreno e os agentes de combate às endemias também foram vistoriar o local”, frisou.

Discussões

Nesta reunião ordinária, os conselheiros discutiram a aprovação do Parecer da Comissão de Fundos sobre o Relatório Detalhado do 1º Quadrimestre de 2019, a eleição da Comissão Eleitoral do CMS, que será composta de oito membros de entidades representantes dos segmentos Gestor, Trabalhador e Usuário, respeitando a paridade e a eleição da nova Mesa Diretora, que será realizada até novembro deste ano.