Equipe de poda da Emsurb monitora e recolhe árvores caídas em toda a capital

Serviços Urbanos
11/07/2019 17h08

As fortes chuvas e rajadas de vento que atingem a capital sergipana nestes últimos dias, causaram alguns transtornos. Por conta disso, a Prefeitura de Aracaju mantém equipes de diversas secretarias e órgãos municipais em ritmo intenso de trabalho para atender com agilidade as demandas que surgem em decorrência das chuvas. Entre as equipes cuja atuação segue intensificada, está a de podação, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que trabalha com o monitoramento e recolhimento de árvores  e galhos que caíram em decorrência da ação da chuva.

Desde segunda-feira (8), os agentes da Emsurb já recolheram 14 árvores que tombaram devido ao mau tempo em diversas regiões da cidade. As demandas recebidas pela equipe são provenientes da Defesa Civil municipal, do setor de Ouvidoria da empresa e dos constantes monitoramentos realizados ao longo desta semana.

“Estamos priorizando os locais onde a mobilidade está prejudicada e também os pontos que oferecem risco maior à população. Para otimizar o serviço de recolhimento estamos contando com o suporte de dois caminhões, duas caçambas e uma máquina retroescavadeira. Além disso, estamos trabalhando em regime de plantão para agilizar as principais demandas durante este período”, explica a engenheira florestal e coordenadora de Podação, Thayanne Costa.

A coordenadora da Emsurb afirma ainda que, algumas das ocorrências atendidas envolvem árvores  cujo plantio foi realizado de forma equivocada em um espaço inapropriado, o que também leva ao risco de queda das mesmas. “Na maioria das vezes, estamos observando que, com muita chuva e o solo encharcado, as árvores que não são plantadas de forma adequada caem por não terem suas raízes bem estruturadas”, acrescentou. 

A dona de casa Jussara da Silva destaca que acionou a Defesa Civil municipal por conta de uma árvore localizada ao lado da sua residência, no bairro Siqueira Campos. Tão logo notificada, a equipe da Emsurb se dirigiu ao local para fazer uma avaliação da situação. “Agora estou aliviada e dormirei mais tranquila porque foi descartada a possibilidade de queda. Só tenho a agradecer ao trabalho da Prefeitura. O atendimento foi muito rápido”, afirmou ela.

O monitoramento preventivo feito pela Prefeitura também foi motivo de agradecimento da aposentada Ilda Silva. “Esse serviço é excelente, pois além de nos tranquilizar evita que o pior aconteça”, disse Ilda, que reside há mais de 40 anos no bairro José Conrado de Araújo.

Nesta quinta-feira, 11, as equipes realizaram o recolhimento de árvores e galhos nas ruas Carlos Correia e Porto Alegre, no Siqueira Campos, rua Nestor Sampaio, no Luzia, rua Vitória no José Conrado de Araújo, rua Campos, no bairro São José, avenida Adélia Franco e conjunto Leite Neto, no Grageru, rua Simone Lima Freira, no bairro Olaria e na avenida Beira Mar.

Atendimento

Para os casos envolvendo a queda de árvores e galhos, na capital, os cidadãos podem entrar em contato com a ouvidoria da Emsurb, através do 3021-9908, para a Defesa Civil discando 199 ou ainda para a Secretaria do Meio Ambiente por meio do número 3225-4150.