Prefeitura de Aracaju reforça manutenção preventiva de árvores urbanas recém-plantadas

Meio Ambiente
11/07/2019 17h13

Devido às chuvas que atingem de forma intensa a capital sergipana ao longo desta semana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), intensificou a ação de manutenção preventiva de árvores urbanas plantadas a partir de 2018.

Nesta quinta-feira, 11, a equipe de arborização da Sema fez o monitoramento nas avenidas Simeão Sobral e Francisco Porto e, nesta sexta-feira, dia 12, o trabalho será realizado nas avenidas José Ribeiro, Senador Julio Leite e José Carlos Silva. Os serviços nestes locais incluem a recolocação de tutor e polda, caso necessário.

Secretário municipal de Meio Ambiente, Alan Lemos demonstra preocupação com os impactos ocasionados pelas chuvas e tem unido esforços para que, no que compete à Sema, a situação possa ser amenizada. “As árvores recém-plantadas estão sofrendo com o excesso de chuvas, então, fizemos um mapeamento e colocamos nossa equipe em campo para fazer a recuperação das mesmas”, ressaltou.

Arborização de Aracaju

A Prefeitura de Aracaju desenvolve um programa de plantio, no âmbito do Plano Municipal de Arborização Urbana, que visa planejar e executar a implantação da arborização, bem como a sua manutenção.

Este ano, os locais de plantio foram selecionados de acordo com o Planejamento Estratégico de 2019, que definiu como prioritários quatro bairros da cidade: Jabotiana, Santa Maria, Farolândia e Coroa do Meio.

Além do plantio nestes bairros, será feita a requalificação da arborização em avenidas consideradas importantes de Aracaju, com a reposição de árvores que serão ou foram suprimidas por apresentarem risco de queda, e também a substituição de mudas mortas que foram plantadas em 2018.