Emsurb mobiliza equipes para mutirão de combate ao Aedes aegypti no Santa Maria

Serviços Urbanos
13/07/2019 12h49


A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) mobilizou neste sábado, 13, cerca de 80 agentes para o segundo mutirão de combate ao Aedes aegypti. Executado pela Prefeitura de Aracaju no âmbito do Plano de Intensificação das Ações de Combate ao mosquito, o mutirão contou com o empenho de diversas secretarias e órgãos da administração municipal e foi realizado no bairro Santa Maria, zona Sul da cidade. O primeiro bairro a receber a força tarefa contra o mosquito foi o Japãozinho, no dia 6 de junho.

De modo a otimizar os serviços de limpeza como capinação, varrição e roçagem mecanizada, rapidamente as equipes se espalharam pelas ruas do entorno da avenida Vasco da Gama e no conjunto Valadares. Além das atividades rotineiras ao desempenho de suas funções, os garis e margaridas também estavam atentos ao recolhimento de embalagens plásticas, copos e pneus, que servem como criatórios para o Aedes, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

"Embora o levantamento tenha indicado que o maior número de focos do mosquito está concentrado dentro das residências, estamos reforçando as ações de limpeza pública que são realizadas dentro de um cronograma diário de serviços. Além da coleta domiciliar, que acontece na região às terças, quintas e sábados, realizamos também no Santa Maria, diariamente, a coleta de entulho em pontos viciados de descarte irregular”, enfatizou o diretor de Operações, Bruno Moraes.
 
A aposentada Maria Nivalda dos Santos acompanhou de perto o trabalho dos agentes e elogiou a iniciativa da Prefeitura."Estou feliz por esta ação está acontecendo em meu bairro. Com essas chuvas constantes, muitos locais ficaram com água acumulada, o que representa um perigo para nós. Só tenho a agradecer", afirmou ela.

Para a estudante Ana Larissa Silva Santos,  a somação de esforços da administração municipal precisa contar também com o apoio da população. “O combate a dengue deve ser uma preocupação tanto do poder público como da sociedade. Aqui em casa minha mãe já teve dengue e chikungunya, por isso ficamos sempre atentas aos locais onde possam acumular água, porém, infelizmente, ainda percebo que alguns moradores da comunidade insistem em descartar, indevidamente, o lixo doméstico nas esquinas ou em terrenos baldios e esquecem que isso pode afetar a saúde de todos", destacou.
 
"Essa doença é muito perigosa, por isso não podemos esperar apenas que a Prefeitura faça a parte dela. Tenho sempre o cuidado de amarrar bem os sacos plásticos com meu lixo para não acumular água. Aqui no conjunto o caminhão que recolhe o lixo passa certinho, e temos também bem próximo caixas coletoras, por isso não justifica que os moradores joguem o lixo nos terrenos", comentou a dona de casa, Verônica dos Santos, moradora do conjunto Valadares.