Prefeitura relizará no bairro Olaria o terceiro mutirão de combate ao Aedes

Saúde
15/07/2019 08h00

No próximo sábado, dia 20, a Prefeitura de Aracaju promoverá, no bairro Olaria, o terceiro mutirão do Plano de Intensificação das Ações de Combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nas semanas anteriores, equipes do município atuaram nos bairros Lamarão e Santa Maria.

A mobilização envolve várias secretarias e órgãos da administração municipal, com visitas domiciliares, trabalhos educativos, além de limpeza e eliminação dos focos do mosquito nas casas, local onde se encontra mais de 80% dos focos do mosquito.

"Esse é um problema que tem preocupado a todos nós, especialmente por causa da dengue, que tem crescido de maneira assustadora em todo o Estado e tem chamado a atenção por ser mais violenta do que a do passado. O vírus que tem circulado é mais forte e por isso devemos ter muito cuidado, redobrando nosso trabalho”, afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira durante o segundo mutirão do plano, realizado no Santa Maria.

Segundo mutirão

No último sábado, 13, cerca de 130 profissionais, entre agentes de combate às endemias e de limpeza, atuaram nas ruas do Santa Maria, identificando focos dos mosquitos, sobretudo nos 850 imóveis visitados.

A participação dos garis e margaridas no Plano de Intensificação de Combate ao Aedes aegypti é inédita na Prefeitura de Aracaju e acabou se provando essencial para a eficiência da atuação da gestão. “Os agentes de limpeza conhecem a nossa cidade como a palma da mão, então a presença deles é muito importante. Com conhecimento, eles podem ser grandes aliados nessa luta. É fundamental que mobilizemos a todos. Tudo isso colabora e ajuda a evitar que tenhamos focos na cidade de Aracaju”, ressaltou Edvaldo.

A secretária da Saúde, Waneska Barboza, conta que o aumento do LIRAa fez com que o prefeito convocasse todos os secretários e pedisse alerta máximo da administração. “É isso que a gente vem fazendo todos os sábados com os mutirões. Mas para além desta ação, estamos intensificando as visitas à noite nas casas que são encontradas fechadas durante o dia; intensificando o bloqueio de transmissão com a aplicação do fumacê costal e orientando a população para que elimine os focos, pois a maioria deles é encontrada dentro de casa", pontuou.

Plano de Intensificação

Lançado no último dia 28 de junho, o Plano possui cerca de 20 diretrizes e tem como principal propósito a prevenção e o controle de processos epidêmicos, além de evitar a ocorrência de mortes e complicações derivadas das doenças transmitidas pelo Aedes.

“Mesmo o 4º LIRAa deste ano tendo registrado um aumento no índice de infestação de 1.8 para 2.6, a capital se mantém em médio risco para surtos e epidemias. Ainda assim é necessário estabelecer alerta máximo contra o agente transmissor”, alertou Waneska.

Entre as diretrizes estão os mutirões semanais, o envio de duas equipes de agentes às residências que se mantiveram fechadas de dia, durante a noite, das 19h às 22h, e a visitação de todas as escolas para eliminação dos focos.

Também fazem parte da mobilização a aplicação do fumacê costal, a realização bimestral do LIRAa, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, e o monitoramento quinzenal estratégico dos pontos de proliferação.

Ainda durante o mês de julho, a Prefeitura de Aracaju realiza mutirão no José Conrado de Araújo, no dia 27.