Prefeitura intensifica ações de limpeza no Jabotiana após o período de chuvas

Serviços Urbanos
15/07/2019 13h28

Na manhã desta segunda-feira, 15, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju iniciou um mutirão de limpeza e recolhimento de lixo nos conjuntos JK, Sol Nascente e Santa Lúcia, no bairro Jabotiana. A ação, que prossegue até esta terça, dia 16, atende ao planejamento de ações elaborado pela gestão municipal para diminuir os transtornos consequentes das fortes chuvas que atingiram a capital sergipana na semana passada.

De acordo com a Diretoria de Operações da Emsurb , cerca de 80 trabalhadores, distribuídos em 15 equipes, atuam em todos os pontos da região com tarefas de varrição, capinação e roçagem mecanizada. O mutirão também contou com o serviço do programa Cata-treco, atuando na retirada de objetos como móveis e eletrodomésticos danificados pelas águas. “Disponibilizamos o caminhão para fazer esta coleta. O veículo atenderá todo o bairro, incluindo a área do Largo da Aparecida, onde um caminhão coletor também auxiliar nesse trabalho”, explicou o diretor de Operações, Bruno Moraes.
 
Morador da Rua Antônio Doria da Silva há cerca de 30 anos, Ueliton Lima acompanhava de perto  o trabalho dos agentes nas primeiras horas do dia. “Eles passam por aqui fazendo esse trabalho e isso nos tranquiliza, principalmente nesses dias após as fortes chuvas, porque a gente sabe que tem muito lixo jogado que acaba sendo trazido pelo rio”, disse o aposentado.

Combate ao Aedes

“Além disso, as equipes se empenham para eliminar os pontos de proliferação do mosquito Aedes aegypti. Estão sendo recolhidos pneus, garrafas, vasos, entrou outros itens que possam acumular água parada”, informou o diretor. 

Moradora da avenida Cezartina Régis, a dona de casa Fátima Soares acompanhou o trabalho da Prefeitura. “Todos esses serviços aqui é de grande ajuda para quem vive aqui”, afirmou.

Residente no mesmo local, Maria Margarida dos Santos contou que, mesmo com o alto índice pluviométrico, a coleta de lixo seguiu normalmente no bairro. “Era só colocar o lixo na porta que, no horário certo, o caminhão passava”, destacou. O serviço de coleta domiciliar no Jabotiana acontece regularmente as terças, quintas e sábados.