Prefeitura de Aracaju realiza avaliação diagnóstica da rede municipal de ensino

Educação
15/07/2019 13h27

Com o objetivo de coletar indicadores que norteiem ações de melhoria da qualidade da educação no município, a Prefeitura de Aracaju realiza, a partir desta segunda-feira, 15, até a próxima sexta-feira, dia 19, a avaliação diagnóstica da rede. Durante este período, serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática para todos os alunos matriculados nas turmas de 2°, 5° e 9° ano nas 44 escolas municipais de Ensino Fundamental.

As provas são elaboradas e distribuídas pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). No último mês de junho, membros do Departamento de Educação Básica (DEB) da pastas se reuniram com os diretores e coordenadores pedagógicos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) para os orientar a respeito da avaliação.

“As provas aplicadas esta semana se propõem a avaliar os conhecimentos que são pré-requisitos para a continuidade dos estudos, proporcionando aos professores a oportunidade de replanejar as ações didáticas pedagógicas promotoras da aprendizagem, como também colaborar com a gestão da escola e da Rede na definição de estratégias que possam qualificar a educação pública municipal”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite. 

A avaliação diagnóstica será aplicada em dois momentos.  A avaliação de ‘entrada’ ocorrerá ao longo desta semana e a de ‘saída’  está prevista para acontecer em janeiro de 2020. A partir da leitura das folhas de resposta, a Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) realizará uma análise dos dados. Esse trabalho gerará relatórios, por escola, constando quais as principais dificuldades e facilidades apresentadas pelos alunos. A partilha dessas informações com as unidades de ensino permitirá dialogar com a equipe diretiva acerca da realidade encontrada e pontuar sugestões de como cada escola poderá trabalhar o desenvolvimento das habilidades por componente curricular.

Aplicação

As escolas municipais tiveram autonomia para escolher os dias de aplicação das provas (dentro do prazo de uma semana estabelecido pela Semed). A Emef Manoel Bonfim, localizada no conjunto Bugio, aplicou as provas de Língua Portuguesa para os alunos do 2° e 5° ano no início da manhã desta segunda-feira, 15. A coordenadora pedagógica da unidade, Meirielle Castro Lima, acredita que a avaliação diagnóstica aplicada pela Prefeitura contribuirá de forma significativa para o planejamento das escolas.

“Será um norte, tanto para a Secretaria quanto para as escolas, pois poderemos ver no que nossas crianças estão indo bem e onde não estão indo tão bem assim. Não é apenas para ter um dado, para ter números, e sim para nos auxiliar. Os professores poderão rever suas metodologias e fazer os ajustes necessários para garantir o avanço dos alunos”, acredita.