Prefeitura apresenta o Programa Vida no Trânsito a estudantes da UFS

Saúde
15/07/2019 13h45

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) apresentou o Programa Vida no Trânsito (PVT), nesta segunda-feira, 15, a estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia e Farmácia, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), alunos da disciplina Prevenção de Acidentes de Trânsito e Suporte Básico de Vida.
 
A técnica responsável pelo Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Lidiane Gonçalves, fez uma apresentação sobre o que é o Programa, como é realizado o trabalho e quais os órgãos que integram o Comitê do PVT. “Conversamos sobre o planejamento de ações de segurança no trânsito no município de Aracaju, visando a redução de lesões e mortes por acidentes de trânsito. Na oportunidade, apresentamos as estatísticas dos acidentes de trânsito ocorridos na capital desde o ano de 2016, quando iniciamos a confecção de um boletim com os dados estatísticos traçando um perfil epidemiológico local”, enfatizou.

Durante a aula, foram divulgados os números do último boletim com a análise dos acidentes de trânsito ocorridos na capital sergipana. No ano de 2018, foram registrados 45 acidentes fatais, o que representa uma redução em relação ao ano anterior. "No comparativo, homens ainda morrem mais dos que as mulheres no trânsito. Já em relação aos fatores de risco, a maior parte dos acidentes continua sendo causada por velocidade alta e o consumo de álcool", explicou a técnica da SMS que faz parte da Subcomissão de Coleta, Gestão e Análise de Dados do PVT, Cláudia Costa.

Importância
 
Segundo a professora da disciplina Prevenção de Acidentes de Trânsito e Suporte Básico de Vida, a psicóloga Lyvia de Jesus, que também integra o quadro de servidores da SMS, a ideia é formar cidadãos conscientes, críticos e responsáveis no trânsito, além de conhecer o suporte básico de vida para prevenção de agravos à saúde. “O principal objetivo da disciplina é educar para a cultura de segurança no trânsito, evitar o agravamento de lesões e preservar vidas”, esclareceu.

A responsável pelo Núcleo de Regulação de Acidentes e Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Nair Gonçalves, destaca que a disciplina é de grande valia. “O propósito da matéria é de que eles tenham ciência da realidade do trânsito em Aracaju e quando eles forem atuar, depois de formados, possam fazer o preenchimento dos prontuários com mais detalhes de informação”, ressaltou.