Prefeitura assiste famílias para que possam retornar às suas residências após as chuvas

Agência Aracaju de Notícias
15/07/2019 17h54

A chuva começou a dar uma trégua. Aos poucos, as famílias afetadas pelo intenso volume de chuva em Aracaju, sobretudo as do Largo da Aparecida e outros pontos do bairro Jabotiana, estão retomando suas rotinas, mesmo diante das dificuldades do recomeço após a enchente derivada do Rio Poxim. A Prefeitura de Aracaju, por meio da atuação de diversos órgãos e secretarias municipais, está prestando auxílio às pessoas prejudicadas para que, aquelas que estão fora de suas casas, possam retornar a seus lares. 

Nesta segunda-feira, 15, na região do Largo da Aparecida, a água já havia baixado cerca de um metro e, portanto, algumas famílias puderam voltar às suas residências. Das 75 que estavam abrigadas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Madre Tereza de Calcutá e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Airton de Andrade, duas delas já tiveram condições de deixar os abrigos e voltar às suas residências. 

Ainda assim, as demais 73 ainda precisam do acolhimento da Prefeitura. De acordo com o secretário municipal da Assistência Social, Antônio Bittencourt, mesmo que o nível da água esteja diminuindo, as famílias não são obrigadas a sair do Cras e da escola. “Fizemos questão de garantir que ninguém é obrigado a sair dos abrigos. Orientamos que as famílias possam verificar o estado de suas casas e, aquelas que já têm condição de entrar, liberamos o kits de limpeza e a Emsurb [Empresa Municipal de Serviços Urbanos] ajuda na limpeza das residências que estão com mais lama. Será utilizado uma espécie de caminhão pipa para auxiliar nessa limpeza e todo o entulho será recolhido pela Prefeitura”, explicou o secretário. 

Segundo Bittencourt, a preocupação da gestão municipal é garantir que as famílias possam voltar às suas casas em segurança. “Sabemos que não será um trabalho feito de um dia para o outro, portanto, a Prefeitura continua à disposição para auxiliar essas famílias a se reorganizarem. São pessoas que precisam de um apoio, sobretudo, emocional, então, estamos fazendo o nosso papel em tudo o que for possível. Essas famílias estarão nos abrigos até que suas casas estejam em situação habitável”, destacou.
 
Estruturas 

Com a diminuição da chuva, as estruturas das casas do Largo da Aparecida puderam ser melhor vistoriadas.“Nesta segunda, estivemos cedo na localidade. Junto à Emsurb, usamos a bomba de sucção para tentar retirar o restante da água, a energia foi restabelecida e, agora, é o trabalho de limpeza e recuperação da cidade. Nenhuma casa apresentou problemas estruturais, só a sujeira derivada da enchente. Com o sol, agora é redobrar o cuidado com água parada por conta do mosquito da dengue e trabalhar para continuar assistindo essas famílias”, afirmou o secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, Luis Fernando Almeida. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, as ações seguem conjuntas. “Passamos por todas as áreas que apresentaram problemas, mapeamos essas áreas para passar para os órgãos do sistema para que as ações sejam otimizadas. Tudo isso num processo maior de solidariedade para que possamos voltar à normalidade no menor tempo possível”, salientou. 

Doações 

Para aqueles que desejam colaborar, o local para entrega das peças de roupas é a  Estação Cidadania, que fica localizada na rua Pacatuba, 64, no Centro. Uma equipe da Assistência Social está no local para receber os itens, de segunda à sexta-feira, no período das 7h30 às 17h.