Prefeitura leva workshop de grafitagem a duas escolas municipais na capital

Educação
16/07/2019 11h50

Os muros das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Laonte Gama da Silva, no bairro Santa Maria, e Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, serão contemplados com grafites. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e a empresa Horizonte Comunicação e Educação, e faz parte do projeto “Arte do Grafite – Caminho da Água”, que objetiva ampliar as discussões sobre sustentabilidade em escolas públicas de todo o país.

O projeto é voltado para escolas de Ensino Fundamental Maior, ou seja, aquelas que ofertam do 6° ao 9° ano. No último mês de maio, professores das disciplinas de Ciências e Artes e coordenadores pedagógicos participaram de uma oficina, promovida pela Horizonte Comunicação, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), sobre introdução à arte do grafite e a reflexão sobre o consumo consciente da água. 

“Após este primeiro encontro com os gestores, eles ficaram responsáveis em levar essa reflexão para os alunos. Então, os estudantes produziram desenhos com o tema ‘conservação da água e sustentabilidade’. Os desenhos foram enviados para a empresa Horizonte e duas escolas foram selecionadas, uma pela comissão organizadora do concurso e outra através do voto pela internet”, explica a coordenadora de Ensino Fundamental da Semed, Ana Débora França. 

Com o resultado do concurso, a partir do mês de agosto, as escolas selecionadas receberão um workshop de grafite, ministrado pelo grafiteiro aracajuano Dalvan Dexter e, junto com o grafiteiro,  os alunos poderão estampar no muro da escola o desenho vencedor. “Quando nos procuraram para a realização deste projeto, não pensei duas vezes. Primeiro, porque trata de um tema importantíssimo para a humanidade, que é a preservação da água. Segundo, porque promove o diálogo entre a ciência e a arte”, finaliza a coordenadora Ana Débora. 

O projeto

O Projeto Arte do Grafite promove a realização de obras de grafite em muros de escolas públicas, inspirado pelas discussões em sala de aula sobre o uso consciente da água e da preservação da biodiversidade. Os participantes são professores e alunos das escolas que recebem a ajuda de grafiteiros locais para criarem as obras. Ao final do projeto, as ilustrações e obras grafitadas nos muros serão reunidas e apresentadas em um livro que será distribuído gratuitamente nas escolas.