Prefeitura mobiliza cerca de 300 profissionais em serviços de limpeza no bairro Jabotiana

Serviços Urbanos
16/07/2019 13h39

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju mobilizou nesta terça-feira, 16, cerca de 300 profissionais para atuarem na limpeza do bairro Jabotiana. A iniciativa faz parte da força-tarefa estabelecida pelo prefeito Edvaldo Nogueira, para atender as áreas mais afetadas pelas chuvas, e abrange os serviços de capinação, roçagem mecanizada, varrição, pintura de guias, limpeza de canal e de residências, coleta de lixo e de entulhos, limpeza de áreas verdes, poda e recolhimento de móveis.

Como forma de otimizar os serviços, os agentes se dividiram em várias frentes de trabalho. Na região do Largo da Aparecida, quatro caminhões-pipa deram apoio à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), na drenagem das águas. No conjunto Sol Nascente, equipes de limpeza geral percorreram ruas e avenidas para recolher os resíduos. O mesmo aconteceu no conjunto JK, localidade que contou, também, com a lavagem e remoção da areia acumulada nas ruas, após a redução do volume das águas.

No conjunto Santa Lúcia, a equipe de podação trabalhou na contenção preventiva de árvores. O canal da avenida Coronel Sizinio da Rocha também foi atendido com serviços de limpeza. Já o caminhão do Cata Treco percorreu toda a região, auxiliando os moradores no descarte correto de móveis e outros objetos danificados. 

“Estamos iniciando o processo de reconstrução da cidade pelos locais mais atingidos durante esse período de fortes chuvas. É o caso do bairro Jabotiana, que abrange os conjuntos JK, Sol Nascente, Santa Lúcia e o Largo da Aparecida. São quase 400 profissionais de diversos órgãos e secretarias municipais envolvidos nesses trabalhos, os quais seguirão no decorrer dos próximos 60 dias não só aqui, como também em outros bairros da cidade de Aracaju”, explica o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Reconhecimento

A agilidade das equipes da administração municipal nos trabalhos que envolveram o enfrentamento dos impactos causados pelas chuvas, foi reconhecida pela moradora do conjunto JK, Eliane Santos.  “Desde o primeiro momento a Prefeitura deu toda assistência à nossa comunidade, tanto com serviços de limpeza, como para as famílias que tiveram prejuízos materiais. O problema dessa região é que, além da ação da natureza, muitos carroceiros jogam lixo e entulho na margem do rio, aí quando a chuva vem, inunda tudo porque a água não tem por onde escoar”.

“Não temos que culpar a Prefeitura. Infelizmente, o que aconteceu aqui nessa região foi a ação da força da natureza”, afirmou o aposentado Oswaldo Fontes do Nascimento, que reside há cerca de 20 anos no conjunto Santa Lúcia.

“Assim que as águas baixaram ficou a lama e muita sujeira acumulada nas ruas, por isso acho muito importante esse serviço de limpeza feito pela Emsurb”, comentou a dona de casa Derinalva Feitosa dos Santos, enquanto acompanhava o trabalho de lavagem de uma das ruas do conjunto JK.