Prefeitura mantém intensificadas as ações da Saúde no bairro Jabotiana

Saúde
17/07/2019 12h01

Com o objetivo de recuperar a cidade após as fortes chuvas que atingiram todo o Estado na última semana, o prefeito Edvaldo Nogueira apresentou, na terça-feira, 16, um plano de recuperação que envolve diversas áreas de atuação da Prefeitura de Aracaju.

No âmbito da saúde, a Secretaria Municipal da Saúde se soma à força-tarefa montada pela gestão municipal e realiza vários serviços, de forma intensificada, sobretudo no bairro Jabotiana, incluindo os conjuntos JK, Sol Nascente e Largo da Aparecida, além do Santa Lúcia, com o objetivo de devolver a normalidade à região.

O processo de recuperação da cidade iniciado pela Prefeitura, com foco inicial no bairro Jabotiana, também abrange a intensificação das ações de limpeza das ruas e praças, desobstrução da rede de drenagem, limpeza dos canais, operação tapa-buraco e recapeamento em diversos bairros da cidade.

Ações da SMS

A secretária da Saúde, Waneska Barboza, informa que a Saúde disponibilizou dois médicos, três enfermeiros, três técnicos de enfermagem, 13 agentes de saúde, além de técnicos do Centro de Zoonozes, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica para atuar neste plano.

“É um trabalho conjunto que intensifica as ações que já estamos realizando envolvendo equipes de diversas áreas. De modo que estamos presentes para reforçar estes serviços e garantir que a população possa voltar para suas casas com saúde e tranquilidade. Estamos atendendo as pessoas, fazendo avaliação sanitária, visitas às residências, controle de animais, além da intensificação do combate ao mosquito causador da dengue”, explicou.

Somente no Largo da Aparecida, uma das regiões mais afetadas do município, a equipe da Rede de Atenção Primária (Reap) já realizou 233 atendimentos médicos, 238 atendimentos em enfermagem, avaliação psicossocial, recreação com as crianças abrigadas. “Já a equipe da Vigilância Epidemiológica realizou orientações além de aplicação de 33 doses de vacinas. A equipe da Rede de Vigilância em Saúde Ambiental realizou orientações à população e profissionais nas áreas comuns com a equipe do CCZ, 20 agentes de Endemias visitaram em média 700 casas a partir da baixa da água, e fiscais da Visa fizeram inspeção nos espaços, no sentido de orientar sobre questões relativas à Vigilância Sanitária”, destacou a coordenadora da Reap, Monalisa Fonseca.

No Largo da Aparecida há 73 famílias em situação de acolhimento em prédios da Prefeitura. Na área, a administração municipal tem prestado toda a assistência necessário a cerca de 200 pessoas, com alimentação, material de higiene, atendimento médico, emissão de documentos, além de apoio para limpeza das casas.

Atuação

Desde terça-feira (16), cerca de 400 trabalhadores começaram a atuar na região do Jabotiana. Além da Saúde, há equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa de Obras e Urbanização (Emurb), Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria da Saúde, Secretaria da Defesa Social (Defesa Civil e Guarda Municipal) e Fundação de Formação para o Trabalho (Fundat).