Gestantes participam de atividade lúdica na UBS Augusto Franco

Saúde
16/07/2019 17h21

Como forma de humanizar o pré-natal do grupo de gestantes atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Augusto Franco, os residentes de Enfermagem Obstétrica e Saúde da Família que atuam nesta UBS, gerenciada pela Prefeitura de Aracaju, promoveram uma atividade diferente na tarde desta terça-feira, 16.

Além da conversa e do acompanhamento convencional, eles fizeram pinturas nas barrigas da futuras mães da comunidade. "Nos reunimos mensalmente e sempre promovemos atividades educativas com as gestantes. O que não podemos abraçar na hora da consulta convencional de pré-natal, nós trazemos para o grupo. Passamos informações de forma lúdica para sair um pouco da rotina”, explicou a residente da Universidade Federal de Sergipe, Elian Matias.

Atualmente, o grupo está com 10 gestantes e a cada mês é debatido um tema diferente como, por exemplo, alimentação saudável, atividade física, o que elas devem fazer e saber na hora do trabalho de parto, quais os métodos não farmacológicos para alívio da dor. “O grupo de gestantes é um momento para elas tirarem as dúvidas”, ressaltou Elian.

Segundo a enfermeira da UBS e preceptora dos residentes, Raquel Tavares, no encontro foi realizada a pintura na barriga para as gestantes imaginarem como será o bebê e para descontrair um pouco, pois para muitas o momento que antecede o parto é muito tenso. “Às vezes as pessoas romantizam a gestação demais e no grupo de gestantes conseguimos captar um pouquinho da história de cada uma para tentarmos ajudá-las”, destacou.

Para Maria Leandra Cruz, cuja gestão completou sete meses e foi à UBS acompanhada dos filhos Leonardo, 6, e Cecília, 4, estas atividades do grupo de gestantes são muito importantes. “Participo todos os meses porque é sempre bom aprender mais, principalmente agora que terei um filho especial e preciso me informar de como cuidar do meu bebê. Esta pintura foi muito legal”, elogiou.