Guarda Municipal atua integrada à força-tarefa da Prefeitura nas ações de recuperação da cidade

Defesa Social e Cidadania
16/07/2019 17h57

O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou, nesta terça-feira, o plano de ações da gestão municipal para reparar e reverter os danos provocados pelas chuvas da semana passada na capital sergipana, trabalho que envolve diversas secretarias e órgãos municipais, como a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que, desde a segunda (8), tem atuado para amenizar o sofrimento de famílias do Largo da Aparecida, Santa Lúcia e Sol Nascente, no bairro Jabotiana, e em outros bairros da cidade mais atingidos pelas precipitações pluviométricas.

Assim, diariamente, dezenas de guardiões têm sido escalados para auxiliar as demais equipes da Prefeitura de Aracaju nas ações de recuperação cidade, como as que são executadas pela Defesa Civil Municipal, Empresa de Serviços Urbanos (Emsurb) e secretarias da Assistência Social e da Saúde no bairro Jabotiana.

Deste modo, a atuação da Guarda Municipal tem contribuído para a célere resolução dos problemas relacionados às enchentes, como as ações de acolhida às famílias desabrigadas, os serviços de desobstrução e limpeza das redes de drenagem e a restauração do pavimento das vias da cidade.

As ações da GMA vão desde o atendimento das chamadas emergenciais do 199, com o encaminhamento das informações à Defesa Civil, bem como na manutenção da ordem pública nas regiões mais castigadas pelos efeitos da intempérie, além da segurança nos abrigos provisórios do CRAS e da Escola Municipal José Airton de Andrade, no Largo da Aparecida, e na Associação de Moradores do Conjunto Sol Nascente, onde cerca de 70 famílias recebem o apoio da Prefeitura.

De acordo com o diretor geral da corporação, subinspetor Fernando Mendonça, essa atuação demonstra o papel cidadão da instituição. “Além de operar ações de segurança pública, a Guarda Municipal de Aracaju tem um papel social muito forte. Em atendimento a uma determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, fomos acionados a contribuir ainda mais com a população que sofreu grandes perdas materiais. Mantivemos todo o efetivo em estado de alerta e continuaremos com essas ações até que o problema seja totalmente resolvido e as pessoas que tiveram de deixar suas casas, possam retornar com segurança”, destacou.

Mesmo empregando boa parte dos guardiões nessas localidades, a Guarda Municipal manteve o policiamento preventivo e as atividades cotidianas inalteradas, a exemplo da Operação Terminal Seguro e sua atuação nos espaços e logradouros públicos.