Emurb previne servidores contra ISTs e orienta equipes quanto às ações de combate ao Aedes

Obras e Urbanização
17/07/2019 09h07

A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) ofertou testes rápidos para prevenir os servidores contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e a Dengue. As atividades atenderam tanto aos colaboradores, na sede administrativa, quanto aos operários que trabalham na Diretoria de Operações e na Usina de Asfalto da empresa.

Os atendimentos foram frutos da parceria entre Emurb e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e resultaram na realização de 453 testes rápidos de HIV, Sífilis, e Hepatites Virais em 181 colaboradores. O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, estimula ações semelhantes a estas que foquem na qualidade de vida e na saúde do trabalhador.

"Cuidar de quem cuida da cidade é uma diretriz aqui na empresa, que, por sua vez, obedece normas administrativas recomendadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Esta campanha de imunização é importante porque traz ao local de trabalho os testes que são ofertadas nas unidades de saúde", destaca Ferrari.

Silvana Gomes, enfermeira do Departamento de Saúde do Trabalhador do órgão, fala da importância de fazer os testes rápidos e da solidez do serviço oferecido. Segundo Silvana, os testes não dão falsos reagentes e o resultado é seguro. "Todos os nossos testes são seguros. A importância de fazer o teste é primordial, pois, se detectado precocemente, todos esses vírus terão tratamento sem deixar sequelas", disse.

Para a servidora Fátima Andrade, o trabalho desenvolvido pela empresa faz com que o olhar seja modificado e a atenção devidamente dada ao assunto. "Existe muito tabu ainda quando se fala sobre essas infecções, então quando feito um evento nesse porte cria um ambiente de confiança em todos nós", destaca.

Campanha contra a Dengue

Além dos testes, a Emurb promoveu palestras para alertar os servidores quanto à necessidade da mobilização contra o mosquito transmissor da dengue. Integrada à força-tarefa da Prefeitura de Aracaju, a Emurb mobiliza e esclarece o corpo de profissionais. "São mobilizadores em potencial porque estão na rua diariamente, conversam com as pessoas e conhecem os problemas na drenagem. Portanto, estas palestras são vetores no enfrentamento da dengue", enfatiza Ferrari.