Medidas preventivas: Prefeitura intensifica trabalho na rede de drenagem

Obras e Urbanização
17/07/2019 16h09

Depois de ações focadas nos alagamentos registrados em alguns pontos da capital em decorrência das fortes chuvas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), voltou a realizar as ações preventivas no sistema de drenagem e reforçar as manilhas subterrâneas. Este tipo de trabalho serve para amortecer a força das precipitações, garante vazão às águas pluviais e evita retenção, alagamentos, inundações e foi decisivo para minorar os 350 milímetros de chuvas registradas na capital, o triplo do que se esperava para todo o mês. 

A partir das decisões colegiadas do Comitê de Gerenciamento de Crises, liderado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, as secretarias permaneceram com os trabalhos de ruas atendendo as demandas sociais surgidas. A Emurb, por exemplo, ampliou o contingente operacional disponibilizando máquinas, quatro patróis, quatro retroescavadeiras, oito caçambas, dois caminhões pipas equipados com aparelho de sucção, e cerca de 100 profissionais espalhados pela capital, priorizando neste momento o bairro Jabotiana.

Conforme os serviços são executados, as pessoas se tranquilizam e atestam o compromisso da Prefeitura em trabalhar de forma antecipada.

A dona de casa Ana Verônica Silva mora no bairro América comentou sobre a sensação de apoio ao presenciar os serviços sendo executados. "As chuvas foram muito fortes, mas, aqui, não tivemos muitos problemas e eu acho que foi porque, antes mesmo do inverno, eu sempre via o pessoal por aqui. Agora, novamente, estão fazendo estas melhorias e isto me deixa mais tranquila para quando as chuvas voltarem", revelou a moradora.

Contabilizando os conjuntos JK, Santa Lúcia, Sol Nascente, Largo da Aparecida com outras partes onde as ações chegaram nesta quarta, cerca de 40 ruas tiveram a rede de drenagem desobstruída. Embora as atividades sejam constantes algo compromete a capacidade de vazão da rede e preocupa os gestores ligados à infraestrutura e urbanização: o material descartados nas ruas que acabam ido para a parte interna de boca-de-lobo e bueiros.

O presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca todos os esforços da atual gestão para sanar os problemas relativos a alagamentos. "As medidas preventivas são desenvolvidas desde 2017, tanto que o número de alagamentos diminuiu e a estrutura urbana não foi prejudicada ainda mais. Ocorre que, mesmo com este esforço, há pessoas que jogam pequenas quantidades de entulho perto da drenagem e, juntando tudo, acaba entupindo e, por conseguinte, acaba águas retidas nas ruas. Basta lembrar que no momento mais crítico das chuvas foi recolhido quase 1,5 tonelada de lixo e isto foi o diferencial para potencializar os efeitos prejudiciais das chuvas. Apelamos aos aracajuanos para não mais cometerem isto", apela.

Solicitação

Para registrar a solicitação de algum serviços da empresa, o cidadão pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação do órgão, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).