Prefeitura organiza vacinação de crianças nas escolas para atualizar cadernetas

Saúde
17/07/2019 17h29

A Prefeitura de Aracaju, por meio das secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), está organizando uma ação de vacinação nas Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei) para atualização das cadernetas da criança com até 2 anos de idade. Serão contempladas por esta atividade 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 21 escolas.
 
“Aproveitamos o Programa Saúde na Escola (PSE), que é da Saúde e da Educação e, inclusive, já têm as escolas e as UBS cadastradas para fazer a ação. Vamos reavaliar os cartões vacinais para ver se as crianças estão faltando tomar alguma vacina. Foi uma forma que encontramos de a UBS chegar até as crianças porque, muitas vezes, os pais, por algum motivo, não levam as crianças para vacinar nas unidades”, enfatizou a coordenadora de Enfermagem da SMS, Edineide Oliveira da Silva.
 
De acordo com a técnica responsável da Rede de Frio do Programa Municipal de Imunização da SMS, Gabriella Souza Duarte, primeiro houve o alinhamento com os representantes da Semed de como seria a atividade. “Depois tivemos uma reunião com os responsáveis técnicos (RT’s) de Enfermagem das unidades de saúde envolvidas para definirmos as datas”, informou.
 
Na semana passada, houve a mobilização com os pais para a entrega dos cartões de vacina, e desde a última terça-feira, 16, até o dia 26 deste mês os cartões das crianças estão sendo avaliados e digitalizados para integrar o Prontuário Eletrônico. De 29 de julho a 2 de agosto, das 15h às 16h30 acontecerá a vacinação nas escolas na presença dos pais ou responsáveis pelas crianças.
 
Multivacinação
 
“A faixa etária das crianças de 0 até 2 anos contribui para os indicadores e foi escolhida porque as coberturas vacinais vêm decrescendo, mas é necessário reverter esse quadro, bem como já estamos preparando as pessoas para a Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorrerá de 7 a 25 de outubro”, argumentou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização e Doenças Imunopreveníveis, Ilziney Simões.