Prefeitura da capital discute com municípios estratégias para exposição na ABAV 2019

Indústria, Comércio e Turismo
17/07/2019 22h27

Uma das ações do projeto “Venha Sentir Aracaju”, inscrito no Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), é a divulgação do destino Aracaju em feiras e eventos de promoção turística. 

Com foco nesse objetivo, na tarde desta quarta-feira, 17, o secretário da Semict Marlysson Magalhães coordenou reunião com gestores de São Cristóvão, Laranjeiras, Estância e Canindé do São Francisco, com vistas a participação conjunta dos cinco municípios na 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo, uma das mais importantes feiras de negócios para o turismo no Brasil.

A 47ª ABAV Expo vai acontecer entre os dias 25 e 27 de setembro de 2019, em São Paulo. Na edição de 2018, mais de 23 mil pessoas de toda a rede do turismo participaram da feira, e ao fim de 918 rodadas de negócios, foram movimentados cerca de R$ 190 milhões.

A proposta apresentada no encontro é de contratação de apenas um estande de 80 metros quadrados de área (aproximadamente 8m x 10m), com os cinco municípios apresentando seus atrativos em seus espaços, uma espécie de “circuito turístico” para quem entrar no estande.

Segundo Marlysson Magalhães, a estratégia objetiva minimizar custos, elevar o potencial sergipano na feira e fortalecer a unidade de ações em prol do turismo. “Todos estamos com orçamentos modestos e juntos, além de dividir gastos, podemos mostrar nossos municípios em um estande maior, com mais área para nosso material de exposição, além de ampliar o leque de nossos atrativos para quem visita a feira. Individualmente ficamos dispersos e corremos o risco de perder atratividade do público, mas juntos temos um portfólio de ofertas para agradar públicos de diversos gostos”, explicou o secretário.

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Sergipe (ABAV/SE), João Ávila, foi convidado pelo secretário para auxiliar em eventuais dúvidas sobre a feira e colaborar na articulação com a ABAV nacional sobre a locação, projeto e montagem do estande sergipano.

Questionamentos como valor global do estande, custo do projeto, forma como o espaço do estande será preenchido e quanto será rateado para cada município foram discutidos durante o encontro. Para João Ávila, essas são questões que o grupo deverá tratar com mais detalhes em um outro. “Meu papel aqui é apenas para colaborar, a definição é toda do grupo, mas o que precisa ser discutido agora é se os municípios concordam com a ideia da participação em conjunto. Depois aprofunda-se para as demais questões”, ponderou.

A diretora de Turismo de Laranjeiras, Cassandra Teodoro, sugeriu que o grupo buscasse parcerias junto a iniciativa privada. “Este é um trabalho que já dei início há alguns dias. Já sondei alguns grupos com potencial interesse em nos apoiar”, informou o secretário Marlysson Magalhães.

“A ABAV é a grande vitrine do Brasil para o turismo”, definiu o assessor de Turismo de Estância, Allan Alberto, propondo uma sala de capacitação no estande com capacidade para cerca de 13 operadores, sugestão acatada por todos.

Já a secretária de Turismo de São Cristóvão, Fabiana Almeida da Silveira, pontuou a necessidade de cada município definir o que pretende apresentar em seu espaço para a elaboração de um projeto. “Com valor do estande, projeto e montagem podemos definir o que cabe a cada município e como cada um vai ocupar seu espaço a partir de um briefing para a elaboração do projeto”, frisou.

Ao final da reunião, foi formado um grupo de trabalho com vistas a definição do projeto do estande junto a um profissional da área de designer gráfico e contatos com possíveis patrocinadores para definir o valor final de desembolso de cada município. “Assim que tivermos o projeto em mãos, com o valor e proposta de ocupação dos espaços, marcaremos um novo encontro para avançar nas discussões”, finalizou Marlysson Magalhães.

Participaram da reunião João Ávila (presidente da ABAV/SE); Fabiana Almeida da Silveira (secretária de Turismo de São Cristóvão); Eliane Angelina de Azevedo Sampaio (coordenadora de Turismo de São Cristóvão); Manoel Messias (secretário de Cultura e Turismo de Estância); Mírian Guimarães (secretária adjunta de Cultura e Turismo de Estância); Allan Alberto (assessor de Turismo de Estância); Genilson Aragão (secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Canindé do São Francisco); Jorge Eduardo Fernando de Barros (secretário de Turismo de Laranjeiras); Cassandra Teodoro (diretora de Turismo de Laranjeiras); Luciana Kariny (diretora do Departamento de Turismo da Semict) e Adeilde Queiroz (assessora de Turismo da Semict).