Recapeamento da avenida São João Batista avança e serviços seguem cronograma planejado

Agência Aracaju de Notícias
18/07/2019 11h24

O Programa de Recapeamento Asfáltico, lançado pela Prefeitura Municipal de Aracaju em 2017 e executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) vem recuperando diversas vias da capital. Com novos equipamentos adquiridos pela gestão municipal, o Programa finaliza, agora, a restauração do pavimento da avenida São João Batista, no bairro Ponto Novo.

Cerca de 450 metros da via, no trecho compreendido entre a interligação com a rua Frei Luiz Canolo de Noronha até a Rua Radialista Godofredo Chagas Ramos, já recebeu o serviço de fresagem e aplicação do novo asfalto. O material fresado retirado do local está sendo utilizado para pavimentar vias que ainda não possuem infraestrutura implantada.

A obra no bairro Ponto Novo, planejada para fazer a aplicação do asfalto na medida em que os trechos são fresados, compreenderá toda a via, numa extensão total de 1,4 km, que será totalmente recapeada. A Emurb também já realizou a fresagem no trecho entre as Avenidas Tancredo Neves e Acrísio Garcez, totalizando cerca de 400m. No local, foram utilizadas 410 toneladas de asfalto.

Em razão das condições climáticas da última semana, parte do local onde já foi feito o serviço de fresagem ainda não recebeu o novo asfalto. No entanto a Empresa Municipal irá aplicar o novo asfalto tão logo as condições técnicas permitam, uma vez que as chuvas têm impedido de realizar esse trabalho.

Para as obras do Programa, a gestão adquiriu um caminhão prancha, uma acabadora e, pela primeira vez, uma máquina fresadora. Estes equipamentos estão ampliando o serviço de recuperação da malha viária do município. O novo equipamento possibilita a retirada do asfalto velho e a colocação do asfalto novo com mais aderência, sem criar desnivelamentos na via.

A nova máquina de fresagem, parte dos novos equipamentos de recapeamento asfáltico adquiridos pela Prefeitura de Aracaju, permite o reaproveitamento do asfalto, que pode ser utilizado em outros locais, gerando redução de custos nos serviços.