Obra de infraestrutura do Marivan cumpre cronograma de execução e atende anseio da comunidade local

Obras e Urbanização
18/07/2019 12h50

A execução da pavimentação e sistema de esgoto e drenagem de 59 ruas do Marivan, retomada este ano, começa a consolidar a infraestrutura da localidade, na zona Sul da capital. Lançada ainda em 2012 pelo prefeito Edvaldo Nogueira, e paralisada na gestão anterior do município, a obra, orçada em cerca de R$12 milhões, conveniados com o Governo Federal, prevê ainda a conclusão de quatro estações elevatórias de esgoto, 11 km de vias totalmente pavimentadas, 2.000 m² de ciclovias e 22.000 m² de passeio.

Desde fevereiro, as etapas da obra se concentram na implantação de serviços subterrâneos de esgotamento sanitário, conclusão dos emissários e drenos sub-superficiais. Também está em andamento a execução de meio fio e passeios para em seguida iniciar a pavimentação das vias ainda sem piso asfáltico.

Os percentuais de execução respeitam a natureza da ação e isto incorre em diferenças no cronograma, como esclarece o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari. "O Marivan está situado em terreno arenoso, próximo a canal e isso requer muito cuidado. Por exemplo, a terraplanagem já está com 75% concluída, a pavimentação com 30%, implantação do esgoto sanitário 90%, construção das estações elevatórias 80%, drenagem 94% e calçadas e meio fios 35%", detalha Ferrari.

A empresária Virginia Lúcia Santos mora no local há mais de 40 anos e acredita que desta vez a obra será finalizada. "Finalmente estou acreditando que terá fim nosso sofrimento porque todo dia vejo trabalhadores aqui na rua. Mesmo que agora haja alguns transtornos, depois teremos os benefícios", ressalta a moradora.

Maristela Alves, também moradora do Marivan, está satisfeita com o andamento da obra. "Moro há mais de 30 anos e já não tinha esperança. Agora creio que nossa comunidade finalmente será beneficiaria e esta obra prova que tenho razão", diz dona Maristela.

Cronograma


O anseio da comunidade pela conclusão dos serviços está sendo atendido pela Prefeitura. Atualmente, 40 operários atuam em várias frentes de trabalho para finalizar a execução dos projetos. "Neste período de chuvas, obviamente, tivemos que diminuir o ritmo. Mas esta semana voltamos com força total, com foco nos serviços de construção de calçadas e implementação de meio-fio. A meta é entregar toda a obra concluída no primeiro semestre de 2020", afirma Ferrari.