Prefeitura auxilia moradores do Largo da Aparecida na limpeza de residências

Serviços Urbanos
18/07/2019 11h36

Além da limpeza intensiva das vias públicas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), continua realizando a limpeza de residências na região do Largo da Aparecida. A iniciativa faz parte da força-tarefa estabelecida pelo prefeito Edvaldo Nogueira, dentro do processo de recuperação da cidade após as chuvas.
 
Com a redução do volume das águas, as casas também ficaram cheias de lama e entulho. “Este é um momento em que as pessoas estão tentando resgatar a sua dignidade e moradia após muita dor e transtornos, no que se diz respeito a perda de seus móveis e eletrodomésticos. Por conta disso, a Prefeitura de Aracaju iniciou esse processo solidário de lavar também as residências dos moradores, não somente no Largo da Aparecida, mas em outras localidades, como os conjuntos JK, Sol Nascente e Santa Lúcia”, afirma o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.
 
Com esta iniciativa da Prefeitura, os agentes passaram a auxiliar os moradores na limpeza e recolhimento dos resíduos. Na localidade, caminhões-pipa e o Cata Treco estão sendo utilizados. Já a remoção dos resíduos acumulados nas ruas, exigiu o uso de equipamentos mais pesados que deram mais agilidade a operação.
 
O autônomo José Airton reconheceu a agilidade da administração municipal na assistência aos moradores. “Quando as águas começaram a subir, recebi o apoio da Defesa Civil para conseguir sair da minha residência. Hoje, já com o nível da água normalizado, tive a ajuda da Emsurb para retirar tudo que foi danificado. A Prefeitura está de parabéns, pois está fazendo um trabalho humanizado”, ressaltou.
 
“Tenho uma mãe idosa, o que dificultava a retirada dos móveis estragados. Os garis vieram aqui e foram muito prestativos com a nossa família. Em poucas horas fizeram a lavagem da parte interna da casa e o caminhão do Cata Treco recolheu todo o material sem serventia”, disse a dona de casa Edilma Santos, que reside na localidade há mais de 20 anos.
 
Maria Aparecida Melquíades, que passou o período mais crítico das chuvas na casa de sua mãe, na zona Norte da cidade, agradeceu o auxílio dos agentes da empresa municipal, tão logo retornou à sua residência. “Se não fosse o trabalho eficiente dos agentes da Emsurb eu não teria conseguido iniciar a limpeza na minha casa. Por isso, só tenho a agradecer pela ajuda de vocês”, afirmou ela.
 
De acordo com o presidente da Emsurb, este é um processo de união entre poder público e sociedade nesse momento de retorno para suas casas.
 
Outros serviços
 
Nesta quinta-feira, 18, as equipes deram continuidade aos serviços de limpeza geral iniciados na última terça-feira (16). Os agentes percorreram ruas e avenidas recolhendo resíduos e demais serviços como pintura de guias, roçagem mecanizada, poda e limpeza de áreas verdes, nos conjuntos  residenciais JK, Sol Nascente e Santa Lúcia.