Em ritmo avançado, reforma da Emef Carvalho Neto leva modernidade e inclusão ao Novo Paraíso

Obras e Urbanização
22/07/2019 16h50

Um ambiente bem mais adequado para potencializar a capacidade cognitiva dos estudantes, ampliar as possibilidades de adoção de novas didáticas e metodologias educacionais e garantir maior conforto na relação ensino aprendizagem. Tudo isso será oportunizado à comunidade escolar do bairro Novo Paraíso a partir da conclusão das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Carvalho Neto, localizada na rua Rio Grande do Sul.

Retomada esta ano, a execução dos projetos de requalificação da infraestrutura física do prédio escolar da Emef Carvalho Neto, após ficar parada ao longo da gestão anterior do município, começa a ganhar forma com o trabalho diário de operários no canteiro da obra.

O investimento para garantir este avanço estrutural e educacional, de cerca de R$2 milhões, é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e está sendo aplicado na ampliação e modernização da escola, a qual será totalmente adaptada às normas técnicas de acessibilidade.

No novo projeto executivo e arquitetônico a unidade escolar passará a ter dois pavimentos, 11 salas de aula, biblioteca, banheiros adaptados a pessoas com deficiência, sala de informática e compartimentos para a administração, cozinha e refeitório. Na área destinada ao paisagismo e circulação haverá área verde, quadra poliesportiva e espaço de recreação. Para facilitar o acesso entre o andar térreo e o pavimento superior, será instalado um elevador.

Obra segue dentro do cronograma

Após ser retomada pela segunda vez apenas na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, em virtude da incapacidade técnica das empresas vencedoras do processo licitatório, a obra finalmente ganha uma velocidade satisfatória e passa à fase de construção das estruturas prediais da parte superior.

Com cerca de 30 operários trabalhando diariamente, os serviços avançam e devem ser concluídos ainda em 2019, portanto antes do início do ano letivo de 2020. Atualmente, os serviços se concentram na construção de paredes no andar superior, implantação da base da nova quadra poliesportiva, cobertura de alguns compartimentos e fixação de vigas de concreto.

O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, avalia como satisfatório o ritmo da reforma. "Esta reforma ainda não foi concluída não por falta de vontade da gestão mas pelas imbróglios administrativos que envolviam as empresas que venceram outros certames licitatórios. Rompemos os contratos, notificamos estas empresas e abrimos nova licitação e agora vemos a obra finalmente emergir em meio às residenciais e construções do Novo Paraíso. Desta vez a tendência é que tudo ocorra dentro do previsto e seja entregue pelo prefeito Edvaldo Nogueira mais este importante empreendimento educacional", destaca o secretário.