Emsurb mantém regularidade na limpeza e monitoramento dos canais

Serviços Urbanos
23/07/2019 16h23

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, a Prefeitura de Aracaju atua, com regularidade, na execução de serviços de limpeza e manutenção dos canais e no desenvolvimento de ações que promovem o melhoramento da drenagem da rede pluvial do município. Assim, cumprindo o cronograma diário de ações, nesta terça-feira, 23, os serviços da Emsurb que aliviam a retenção das águas foram realizados pelo método manual nos canais localizados nas avenidas Salatiel, no conjunto Veneza, e na Francisco Moreira, no bairro Luzia.

Na avenida Airton Teles, no bairro Santo Antônio, a ação de limpeza feita por barragem móvel avançou, chegando ao trecho que cruza a rua Armindo Guaraná. Por lá, além da limpeza no interior do canal, a Prefeitura recolhe também o lixo proveniente do descarte irregular nas cabeceiras.

No canal do Tramanday, no bairro Jardins, zona Sul da cidade, a empresa municipal deu continuidade à limpeza mecanizada iniciada em maio deste ano. O serviço antecipado, sobretudo ao período de chuvas mais intensas, possibilitou que um outro canal da mesma região, o da avenida Pedro Valadares, mantivesse o volume das águas em um nível controlado. 

“Muitos canais que cortam os bairros de Aracaju são interligados, por isso, nosso trabalho tem sido baseado na prevenção. Um canal quando obstruído impede que a água desses bairros siga o fluxo normal. Com a vazão reduzida, a drenagem ocorre de maneira mais lenta, as águas se acumulam e causam os alagamentos”, explica o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes. 

Para o autônomo Manuel Messias Santos a contribuição da população é fundamental para garantir a durabilidade dos serviços executados. “Circulo pela cidade e me deparo com frequência com equipes que deixam os canais sempre limpos. Por isso, é lamentável ver as pessoas jogando lixo em qualquer lugar, sem pensar nas consequências das suas atitudes”, disse.

“Graças ao trabalho da Prefeitura não tivemos problemas com alagamentos, mesmo com o grande volume de chuvas”, afirmou a comerciante Mirena de Oliveira, que reside e trabalha no conjunto Veneza, no bairro Olaria.

Cronograma

Para receber o atendimento, a Emsurb possui um cronograma baseado na última data em que foi realizado o serviço de limpeza em cada canal. Em média, a ação acontece a cada três meses, mas, a depender do acúmulo de materiais, alguns recebem intervenção antes deste prazo, assim como no período que antecede a temporada de chuva.