Blitz do Lixo chega à zona Norte e conscientiza população sobre descarte correto de resíduos

Serviços Urbanos
24/07/2019 17h21

Com o objetivo de ampliar à população o acesso a informações com relação ao descarte consciente do lixo, a Prefeitura de Aracaju realizou na tarde desta quarta-feira, 24, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mais uma ação da Blitz do Lixo, desta vez nas avenidas Euclides Figueiredo e Santa Gleide, importantes vias dos bairros Santos Dumont e José Conrado de Araújo, na zona Norte da capital. Essa iniciativa integra o programa de educação ambiental desenvolvido pela Emsurb em parceria com uma das empresas responsáveis pela limpeza da cidade.
 
Munidos com faixas e panfletos informativos, os educadores ambientais e o grupo de jovens aprendizes que participam do programa dialogam com condutores, pedestres e motociclistas sobre o serviço da coleta seletiva, bem como dias e horários da coleta domiciliar nos bairros. Durante as abordagens, são esclarecidos os riscos causados pelo descarte incorreto e algumas ações básicas, a exemplo da separação entre materiais recicláveis e restos de alimentos.

“É muito válido conscientizar as pessoas através dos jovens. A Prefeitura atua, mas a população precisa se educar mais e entender que, se não soubermos cuidar do meio ambiente, isso nos trará consequências”, destacou o artesão José Carlos Rocha.

“Todo esse trabalho de conscientização é muito importante para que a cidade fique mais limpa e agradável para todos. A Prefeitura está de parabéns”, disse o vendedor Simão Pereira, ao receber de um dos jovens um panfleto informativo.

Welington José Ferreira, morador da região, achou significante esse tipo de orientação quanto ao descarte correto dos resíduos. “Eu e minha família temos essa preocupação ambiental de não jogar o lixo em lugares incorretos, mas, infelizmente, sabemos que muitas pessoas não fazem a sua parte para que nossa cidade fique sempre limpa”, afirmou ele.

Ainda pela manhã o grupo percorreu as ruas do Mosqueiro em mais uma ação educativa. Desta vez, eles levaram para os moradores orientações sobre a coleta domiciliar do lixo e outros esclarecimentos sobre os serviços prestados pela empresa municipal.

Para a educadora ambiental e supervisora da equipe, Taluana Santana, por meio dessa estratégia de divulgação a Prefeitura integra ainda mais a população aos serviços prestados pela empresa municipal.
 
“A blitz veio para agregar as ações que desenvolvemos todos os dias na cidade de Aracaju, por meio do nosso cronograma de serviços. Através dela, pretendemos construir, junto às comunidades, um novo pensamento em relação ao descarte correto do lixo”, afirmou Taluana, ao destacar que, na próxima semana a Blitz do Lixo estará concentrada na região dos calçadões, no Centro da capital.