Equipes da Emsurb integram próximo mutirão de combate ao Aedes aegypti no José Conrado de Araújo

Serviços Urbanos
26/07/2019 11h00

No próximo sábado, dia 27, a Prefeitura de Aracaju mobiliza diversas secretarias e órgãos da administração municipal para realização do quarto mutirão de combate ao Aedes aegypti, que acontece no bairro José Conrado de Araújo. Para esta ocasião, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) contará com o empenho de 80 profissionais, entre agentes de limpeza e técnicos da Diretoria de Operações. Nas semanas anteriores, a força-tarefa atuou nos bairros Japãozinho, Santa Maria e Olaria.

Durante a ação integrada, a Emsurb irá disponibilizar os serviços de varrição, capinação manual e roçagem mecanizada. As equipes receberam orientações para agregar às suas rotinas de trabalho o combate ao mosquito, por isso garis e margaridas estarão atentos ao recolhimento de embalagens plásticas, copos e pneus, descartados incorretamente em terrenos, abertos ou cercados, que servem como criatórios para o Aedes, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

“O trabalho da Emsurb não se resume apenas à limpeza das vias públicas. Durante o mutirão, a medida em que os agentes de endemias identificam os locais, como quintais ou terrenos de propriedade particular que possam representar risco à população, nossas equipes são acionadas de imediato para fazer a limpeza da área e eliminar os focos do Aedes. É a gestão agindo de forma integrada, atendendo a determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, para mantermos Aracaju com esse índice de baixo risco, no que diz respeito a epidemia”, enfatizou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Como forma de reforçar junto à população a mensagem da campanha, com orientações a serem aplicadas em suas residências, locais estes onde se concentram a maioria dos focos do mosquito, a empresa municipal se utilizará, ainda, de um carro com equipamento de som circulando em todas as ruas da localidade.