Moradores do bairro Industrial destacam atuação da Prefeitura de Aracaju no combate à dengue

Serviços Urbanos
25/07/2019 14h42

Mesmos cientes de que o maior número de focos de dengue foi identificado pelos agentes de endemias, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dentro das residências, moradores do bairro Industrial veem na intensificação das ações de limpeza, por parte da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), importante parceria para excluir o bairro da relação de áreas da capital que apresentam ameaça de infestação do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o 4º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, divulgado em 12 de julho pela Prefeitura de Aracaju, o bairro continua apresentando alto risco ao registrar o índice 7.

Na manhã desta quinta-feira, 25, ao acompanhar o trabalho da Prefeitura, executado por equipes da Emsurb, moradores do bairro Industrial se mostraram contrariados por presenciarem os agentes, mais uma vez, tendo que recolher o lixo das cabeceiras e laterais de canais, dos terrenos baldios e de outros espaços públicos transformados, de forma irregular, em pontos de descarte.

Márcia Vieira e Daise Cristina são Agentes de Saúde e residem no bairro. No intervalo do trabalho, seguindo para o almoço pela rua C, do Loteamento Aracajuzinho, elas se depararam com uma das equipes da Emsurb. Os agentes faziam o recolhimento de pneus, já identificados com o foco do mosquito, e de outros resíduos favoráveis à sua proliferação. De acordo com Márcia, além do trabalho de prevenção que é realizado pelos trabalhadores da área da saúde e da limpeza pública, é do conhecimento da comunidade as ações que estão acontecendo para combater a situação atual. “Os agentes de endemias estão nas casas orientando, explicando, e os agentes de limpeza sempre fazendo a limpeza, mas parece que nada muda”, completa Daise.

“Não me conformo com isso. As pessoas sabem que o caminhão coletor passa por aqui em dias e horários certos, que a Prefeitura oferece toda a condição necessária para o descarte correto. Aí, vem alguém e faz isso”, manifestou a moradora da avenida Filadelfo Dória, Rita de Cassia Novaes, ao apontar o lixo nas proximidades do canal. Dona Rita é morada do bairro há muitos anos. Ela disse que não imaginava ver o bairro Industrial encabeçando uma “uma lista tão triste”. 

“Logo agora que estamos sem problema de alagamento no canal, graças ao trabalho bem-feito da Prefeitura, vem essa história de alto risco de dengue, e tudo por causa da falta de educação de alguns”, frisou a moradora. Residindo na rua Epaminondas Silva, a dona de casa Luciana Silva comentou ter presenciado, desde cedo, equipes da Emsurb fazendo a limpeza das ruas. “Não é por falta da atenção e do serviço da Prefeitura que o bairro está nessa situação de risco. A culpa é daquelas pessoas que jogam o lixo no lugar errado”, completou a dona de casa.

O coordenador de Manutenção de Vias Públicas da Emsurb, Everaldo Ferreira, ressalta que a empresa mantém em seu cronograma diário de ações, durante todas as épocas do ano, os serviços de limpeza geral ou mutirões de limpeza. Neste quinta, por exemplo, além do bairro Industrial, há equipes nos bairros Santo Antônio, Atalaia, Coroa do Meio, Soledade, 18 do Forte, Siqueira Campos, Santa Maria, Getúlio Vargas, Lamarão, Santos Dumont e na Zona de Expansão. 

“Apesar de alguns bairros estarem em melhor situação que outros, em relação ao índice de infestação, estamos redobrando os cuidados em todos os lugares. Por isso, o mutirão ou a limpeza geral, que normalmente disponibiliza ações de varrição, pintura de guias (quando necessário), capinação e roçagem mecanizada, atende ao plano de combate ao mosquito com o recolhimento de resíduos que possam contribuir com a proliferação do aedes.

Dos 43 bairros de Aracaju, seis bairros estão em situação de alto risco - Olaria, José Conrado de Araújo, Industrial, Santo Antônio, Dom Luciano, Pereira Lobo. O levantamento também apontou que 13 bairros foram classificados em baixo risco (satisfatório) e 24 em médio risco (alerta).