Prefeitura substitui bancos e restaura drenagem e piso dos calçadões do Centro Comercial

Obras e Urbanização
25/07/2019 16h11

Depois que a Prefeitura de Aracaju firmou uma parceria com representantes das forças produtivas da capital sergipana a fim de realizar intervenções urbanísticas na região dos calçadões do Centro Comercial, os primeiros resultados já começam a aparecer. Iniciadas em meados de junho, as primeiras ações focaram na substituição dos antigos bancos de madeira, corroídos e depredados, por outros à base de concreto, mais resistentes e feitos na própria Diretoria de Operação da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Em pouco mais de dois meses, mais de 50 bancos foram removidos e substituídos por outros totalmente novos. 

Outra importante medida adotada para melhorar o aspecto e proporcionar mais segurança para comerciários e clientes das lojas ali situadas tem sido o remanejamento de grelhas que cobrem as canaletas que servem como escorredouro para as águas das chuvas. Além disso, os pontos que apresentam problemas no piso de pedras portuguesas estão passando por manutenção, seja com a utilização de material semelhante usado no processo de revitalização ou reaproveitando-as através de um trabalho manual de rejunte e fixação das pedras.

Nesta quarta-feira, 25, os serviços prosseguiram com as equipes da empresa municipal repondo outros bancos no último trecho do calçadão da rua Laranjeiras. Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura, justifica a necessidade de cooperações como esta entre a Prefeitura e representantes da sociedade civil organizada.

"Depois que o prefeito Edvaldo Nogueira recebeu das entidades classistas algumas sugestões para melhorar a parte estrutural do Centro ele se sensibilizou e nos determinou que entrássemos em contato com os setores produtivos e acatássemos as solicitações. As primeiras nos chegaram em junho e não paramos mais e, gradativamente, temos percebido mudanças", avalia Ferrari.

Aprovação

Frequentadora assídua do Centro a autônoma Janice Lopes diz já sentir as melhorias advindas das ações recém realizadas pela Prefeitura. "Ando sempre aqui e já vi gente cair, sujeira sair destas canaletas e os bancos quebrados deixavam feios os calçadões. Agora está mudando e deve ficar ainda melhor", destaca dona Janice, ao elogiar a atuação do poder público municipal.

Parceria

Estas mudanças têm sido possível graças ao empenho da Prefeitura, que estreitou o relacionamento com o setor privado e, em parceria, desenvolve o projeto "Núcleo Centro Forte", cujo objetivo é implementar uma série de ações que criem uma ambiente convidativo não apenas em datas específicas mas ao longo de todo o ano.

Para isso, a Prefeitura entra com os serviços e a parte estrutural, enquanto entidades como a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL) cuidam das ações promocionais.