Biblioteca Mário Cabral promove Oficina de Cordel para estudantes da rede municipal

Cultura
26/07/2019 11h26

A Biblioteca Municipal Mário Cabral, localizada no Centro Cultural de Aracaju, realizou, nos dias 23, 24 e 25 de julho,  a primeira Oficina de Cordel para estudantes da rede municipal. O ministrante do curso foi o cordelista sergipano Chiquinho do Além Mar. A proposta é mais uma ação de apoio e fomento à cultura da Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

Foram três dias de muito aprendizado para os alunos das Escolas Municipais Anísio Teixeira, Oviêdo Teixeira, e Dom Vicente Távora. Chiquinho do Além Mar trabalhou toda a composição da literatura de cordel, com bastante interação, oportunizando aos alunos recitar cordéis de grandes cordelistas brasileiros.

De acordo com a coordenadora da Biblioteca, Verônica Cardoso, esta é a primeira edição do projeto, que busca ensinar e divulgar a literatura nordestina. “Nosso principal objetivo é despertar nas crianças o interesse pela leitura, principalmente, da literatura de cordel e, quem sabe, inspirar novos cordelistas. Esse projeto já vinha sendo planejado há um tempo e, com o apoio da Funcaju, nós finalmente conseguimos concretizá-lo. Foi um evento muito importante e necessário para a educação das nossas crianças que são o futuro do nosso país”, disse.

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Dom Vicente Távora, Michele Chagas, eventos como esse são de grande importância para a educação dessas crianças. “O cordel é uma parte muito linda da nossa história e da nossa literatura que temos que valorizar. Esse projeto foi uma oportunidade de sair da sala de aula e vivenciar isso na prática. De ver como é a vida e a história de um cordelista, e de como ele vivencia o seu trabalho. Foi positivo e valioso. Tenho certeza que agregou muito conhecimento a cada um deles”.

Além da Oficina de Cordel, os alunos também puderam ver de perto uma pequena demonstração da técnica de pirogravura do português Mário Grangeon Carcomo Lobo, conhecido como ‘Kokife’. A exposição “Kokife: objetos e coleções - da concepção a criação do artista” está em cartaz no Centro Cultural de Aracaju até o dia 30 de julho.