Reconstrução: Prefeitura aplica 400 toneladas de asfalto nas ruas do Jabotiana

Obras e Urbanização
26/07/2019 11h46

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obra e Urbanização (Emurb), montou um forte aparato técnico para atender o bairro Jabotiana logo após às fortes chuvas do início do mês de julho. Em cerca de 15 dias, o pavimento asfáltico de todas as ruas dos conjuntos JK e Sol Nascente, da comunidade do Largo da Aparecida, além de 80% das vias do conjunto Santa Lúcia, foram recuperadas por meio da operação tapa-buraco. Para execução destes serviços, uma força-tarefa, que envolveu cerca de 50 operários, atuou de segunda a sexta-feira e aplicou mais de 400 toneladas de asfalto nesses duas semanas de trabalhos.

No caso do conjunto Santa Lúcia, as atividades ainda não foram finalizadas em virtude de intervenções feitas pela Deso (Companhia de Saneamento do Estado de Sergipe), que implanta o esgotamento sanitário do local, mas assim que a companhia liberar as vias a empresa municipal dá sequência à a operação tapa-buraco.

Embora os serviços tenham sido iniciados logo após cessaram as precipitações, o prefeito Edvaldo Nogueira determinou o reforço dos trabalhos a partir do anúncio de um plano de recuperação da cidade, que resultou, por exemplo, no aumento do ritmo da operação tapa-buraco, com ampliação das equipes de recuperação asfáltica, como destaca Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura.

"Quando o prefeito firmou compromisso em trabalhar diuturnamente para recuperar a estrutura urbana da cada parte da cidade atingida pelas chuvas, certamente constava o Jabotiana e nestes 15 dias mantivemos equipes atuando na malha viária, reforçando a drenagem e realizando terraplenagem na Estrada da Cabrita", enfatiza Ferrari.

O monitoramento de tudo que está sendo realizado é feito diariamente e as demandas que surgem são incluídas na programação de ações da Emurb do dia seguinte. "Temos equipes de campo, técnicos que vistoriam o antes e o depois da cada ação, avaliações diárias para não acumular demanda e análises enviada ao prefeito daquilo já feito e do que ele venha a propor", ressalta o secretário da Infraestrutura.