Prefeitura de Aracaju promove palestra sobre inteligência emocional para os servidores municipais

Planejamento e Orçamento
26/07/2019 16h45

"Pesquisas apontam que 87% das demissões acontecem por falta de controle emocional, ou seja, pelo comportamento, e não pela técnica. São pessoas contratadas pelo currículo e demitidas pelas atitudes. Então, a gente tem que inverter esse jogo, se fortalecendo emocionalmente para que nos dias considerados difíceis possa tratar cada um desses problemas e superar as dificuldades". Essas foram as palavras ditas pelo Master Trainner da Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis) Rafael Demétrius durante a abertura da palestra 'Inteligência Emocional', realizada nesta sexta-feira, 26, pela Prefeitura de Aracaju, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, sede do Executivo Municipal.

Durante toda a manhã, os servidores puderam refletir como descobrir quais os segredos para desenvolver a inteligência emocional num curto espaço de tempo, e quais as maneiras de estabelecer metas neurologicamente corretas, como eliminar a procrastinação e equilibrar razão e emoção nas principais áreas da vida, utilizando ferramentas cientificamente comprovadas. De acordo com o médico e, também, Master Coach da Febracis, Danilo Aguiar, através desse treinamento, que é o poder da ação, as pessoas são levadas a ter consciência de quais são as áreas que precisam melhorar na vida.

"São 11 pilares que a gente trabalha: espiritual, emocional, saúde, financeiro, profissional, intelectual, social, entre outros, permitindo que a pessoa tenha consciência plena de quem é hoje, e também uma consciência de quem quer se tornar. Então, o primeiro passo é acreditar numa vida com abundância e sair dessa zona de conforto, ou seja, da área que você se encontra hoje para atingir a sua plenitude. É isso que a gente acredita e foi isso que a gente trouxe para esse treinamento de inteligência emocional. Estou muito feliz por poder contribuir com os servidores da Prefeitura de Aracaju", explicou Danilo.

O assessor de Comunicação da Secretaria Municipal da Assistência (Semfas) Pábulo Henrique participou do encontro e disse que momentos como esse são muito importantes, haja vista servirem como norte na escolha dos caminhos que devem ser percorridos para alcançar êxito naquilo que cada cidadão estabelece como meta de vida. "Para mim, que lido diariamente com pessoas de diversas camadas sociais, na área da Assistência Social, é a oportunidade de aprender um pouco mais. O resultado disso é a otimização na execução do meu trabalho e, consequentemente, das ações desenvolvidas pela Secretaria", pontuou o jornalista.

Esgap
A palestra Inteligência Emocional foi o resultado de mais uma parceria entre a Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), através da sua Coordenação Psicossocial, e a Febracis. O diretor da Escola, Bosco Rolemberg, comemorou o número de servidores presentes no encontro desta sexta-feira e destacou a participação massiva nos demais eventos que a Esgap já realizou ao longo deste ano.

"Nós só temos que agradecer pela efetividade nas ações que realizamos. O grande público presente nesta palestra mostra que estamos no caminho certo, inclusive, executando as premissas do Planejamento Estratégico capitaneado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, cujo propósito é transformar Aracaju numa cidade humana, inteligente e criativa", explicitou Bosco, acrescentando que, até dezembro, outras palestras e cursos serão oferecidos pela Escola.