Prefeitura reforça equipes para atender demandas estruturantes nos bairros

Obras e Urbanização
29/07/2019 12h19

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), para recuperar a infraestrutura urbana segue sem interrupção, com reforço das equipes e ampliação do quantitativo de serviços ofertados. Nesta segunda-feira, 29, após 10 bairros terem sido atendidos durante o fim de semana, as ações prosseguiram e contemplam toda a cidade, corrigindo as distorções urbanísticas provocadas pelas chuvas.

Mais de 100 profissionais atuam, ao longo do dia, em serviços de melhorando da malha viária de sete bairros; recuperando a drenagem de oturos nove bairros; além de executar terraplenagem e patrolamento nas avenidas Alexsandro Alcino, Euclides Figueiredo e Rio Poxim.

Com o retorno da produção de asfalto da Usina da Emurb, o Programa de Recapeamento Asfáltico voltou a restaurar o pavimento da avenida São João Batista, no bairro Ponto Novo. Apenas nesta segunda está prevista a aplicação de mais de 100 toneladas entre a rua Dom Fernando Gomes e o trecho que dá acesso à avenida Tancredo Neves.

As ações centradas, neste momento, em equacionar todos os problemas oriundos das chuvas estão seguindo um cronograma fixo e têm atendido as solicitações da população. De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, tudo que foi determinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, no sentido de reparar os danos provocados pelas chuvas, tem sido atendidas.

"Não temos o poder de evitar chuvas mas podemos evitar maiores transtornos e isto está em franco andamento, seja com as equipes de drenagem atuando em diversos bairros, com mais duas turmas de tapa-buraco, operação que passará a ter sete equipes, e agora com a usina produzindo dentro de sua capacidade normal. Além disso, vamos estender o Programa de Recapeamento a outros corredores", garante Ferrari.

Diante do empenho da administração municipal neste momento de reconstrução, a população consegue enxergar o empenho e o trabalho feito pelos órgãos municipais. A dona de casa Juracy Oliveira elogia a limpeza da drenagem em frente à sua casa, situada na avenida Gasoduto, conjunto Orlando Dantas.

"Eu entendo que a cidade é grande e tem que atender muita gente e eu faço a minha parte, mas não me conformo em ver pessoas jogarem lixo nas ruas e depois reclamarem dos alagamentos", pondera a moradora, apontado para um amontoado de entulho retirado das galerias.

Para o aposentado Manoel Messias dos Santos, um dos grandes problemas é que há muita gente sem a devida consciência em preservar o sistema de microdrenagem limpo. "Quando chove o povo reclama. Chuva é de Deus e o que acontece é por causa da falta de cuidado das pessoas. E ainda pior: culpam os outros e a Prefeitura. Eu sou consciente e faço a minha parte, assim como sou testemunha do que a gestão faz aqui em minha rua", revela seu Manoel que também mora na Gasoduto.

Satisfeito com a operação tapa-buraco feito na rua "37", no bairro Santa Maria, local onde vive há mais de 20 anos, o autônomo Rogério dos Santos faz questão de acompanhar o serviço sendo feito. "Eu não tenho do que reclamar do pessoal da Prefeitura porque todo dia vejo eles aqui no Santa Maria. Mas cada um tem que fazer a sua parte e tenho certeza que não seremos esquecidos e teremos nossas ruas recuperadas", comenta.

Solicitação

Para registrar a solicitação, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).