Integrada à força-tarefa de recuperação da cidade, Emurb prioriza serviços no sistema de drenagem

Obras e Urbanização
30/07/2019 13h00

Devido às fortes chuvas que caíram no início do mês na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju pôs em prática um plano de recuperação da cidade, a partir de uma força-tarefa que envolve diversas secretarias e órgãos municipais, como a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), que reforçou as equipes que executam os serviços de manutenção de canais, limpeza de bueiros e de bocas de lobo.

Nesta terça-feira, 30, embora Aracaju tenha registrado um acumulado de água das chuvas de cerca  de 10mm, a Emurb mantém mobilizadas suas equipes e, desde as primeiras horas do dia, mais de 100 operários atuam em diversos bairros da cidade, priorizando as ações destinadas a destravar e normalizar os pontos de inflexão existentes na rede de drenagem. Apenas no turno da manhã, mais de 10 bairros receberam as equipes responsáveis por atuarem nas galerias pluviais.

Secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari destaca os esforços empreendidos pela pasta durante todo o mês. "Foram contabilizados cerca de 340mm de chuvas em menos de uma semana. Esta quantidade foi o triplo esperado para todo o mês e constatamos que a drenagem suportou bem porque não se mede os problemas pela água acumulada nas ruas mas pela velocidade com que escorrem para a drenagem e foi o que ocorreu no pico das precipitações, com a quase imediata diminuição das lâminas d’água", explica.

Ainda de acordo com Ferrai, pontos que costumavam inundar ou alagar este ano não entraram na zona de risco. "As medidas preventivas adotas pelas gestão municipal contribuíram para a diminuição dos pontos de alagamentos e, no período mais crítico, o Comitê de Gerenciamento de Crise, liderado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, foi proativo e decisivo", reitera o secretário, ao destacar que, no caso da região do Jabotiana, o local sofreu influência da cheia do Rio Poxim, mas, após reunião recente com a comunidade, medidas de curto, médio e longo prazos serão tomadas pela Prefeitura.

Apenas em julho, a Emurb contabilizou mais de 600 ruas cuja drenagem passou por manutenção, garantindo uma média de atendimento acima do que era registrado antes de 2017. Para chegar a esse resultado, a Emsurb disponibiliza canais de comunicação para que a população possa solicitar os serviços: o telefone (79) 3179-1619, o endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e os perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).