Prefeitura cadastra animais para castração gratuita no bairro Jardim Centenário

Saúde
30/07/2019 13h57

Na manhã desta terça-feira, 30, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou o cadastramento para a castração gratuita de animais no Castramóvel. Até esta quarta-feira, dia 31, uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) receberá tutores de cães e gatos do Bairro Jardim Centenário, das 8h às 12h, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) José Calumby. Já na quinta e sexta-feira, dias 1 e 2 de agosto, o cadastro ocorrerá em frente à UBS Onésimo Pinto, que fica também no bairro Jardim Centenário.

De acordo com a veterinária e gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Marina Sena, para que seja realizado o cadastramento, o dono do animal deve apresentar cópia do documento de identidade e dos comprovantes de renda e residência.

“O responsável pelo animal deve ter renda de até 1,5 salário mínimo; cada família poderá cadastrar até cinco animais; os cães e gatos devem ter idade entre cinco meses e oito anos de idade; apenas os machos serão esterilizados; e animais comunitários, que vivem em locais públicos, também poderão ser esterilizados, desde que alguém se responsabilize e tenha um lar temporário para a recuperação pós-cirúrgica”, explicou.

A gerente destaca que, apenas nesta terça (30), foram cadastrados 43 animais no bairro Jardim Centenário. "Após o cadastramento, haverá uma triagem para selecionar os animais que necessariamente vão para a cirurgia. Vamos agendar o dia 6 de agosto para fazer as consultas e verificarmos se os cadastrados estão sadios e em condições de passar pelo procedimento cirúrgico e anestésico, que será iniciado no dia 7 de agosto”, acrescentou.   

Para ter acesso ao serviço é preciso que os animais estejam dentro do peso ideal e livre de doenças que possam comprometer alguma etapa do processo. Além disso, caso não possuam comprovação de cuidados como vacinação antirrábica e vermifugação, essas ações serão realizadas no momento da consulta. A verificação é importante para garantir que os animais passem pelas cirurgias e anestesias sem problemas, e tenham uma boa recuperação.

A moradora do bairro Jardim Centenário, Jaqueline Pereira, soube do cadastramento e decidiu comparecer para cadastrar seu bicho de estimação. “É muito bom a Prefeitura disponibilizar este serviço, porque eu queria castrar os meus gatinhos e não dispunha de recursos para fazer particular. Eles serão castrados e ficarão mais em casa sem correr tantos riscos”, disse.

O Castramóvel

O projeto teve início em dezembro de 2017, quando a SMS iniciou o cadastramento das famílias cujos animais passariam pelas cirurgias e as avaliações com veterinários. Já as cirurgias começaram a acontecer desde o mês de março de 2018.

“Em 2019, realizamos, só em janeiro, no bairro Bugio, 24 cirurgias. Depois foi a vez do Parque da Sementeira, Cemitério São João Batista e Parque dos Cajueiros em fevereiro, quando realizamos 36 cirurgias. De março a maio fizemos mais 152 cirurgias no bairro América. Em julho, foram realizadas, na Cohidro, 22 cirurgias. Somente este ano, já foram realizadas 234 cirurgias”, acrescentou.

Ainda segundo Marina, são vários os benefícios da castração. “O procedimento previne doenças, o que tende a prolongar a vida do animal, como os tumores de próstata; reduz a agressividade, deixando de produzir o hormônio testosterona; diminui o instinto de demarcar território, algo que, consequentemente, reduz a agressividade; prolonga a vida, aumentando em cinco anos a expectativa de vida do animal e isso leva em conta a baixa probabilidade de apresentar doenças graves na velhice e ao comportamento mais tranquilo”, destaca.