Palestra alerta servidores da Emurb sobre cuidados preventivos contra o Aedes

Obras e Urbanização
31/07/2019 10h43

A partir das campanhas promovidas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com foco na prevenção e combate à proliferação do Aedes aegypti, mosquito vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), em parceria com a SMS, desenvolve ações de conscientização entre os servidores.

Neste sentido, nesta terça-feira, 30, o agente de endemias da SMS Ricardo Cruz foi à sede administrativa da Emurb para repassar aos servidores do órgão dicas de cuidados para evitar a infestação do mosquito e os perigos, inclusive letais, que o Aedes oferece às pessoas. Durante sua explanação, Ricardo enfatizou a responsabilidade que cada um deve ter para evitar um situação de epidemia.

"O Aedes passou por uma metamorfose e hoje está mais resistentes e se adapta a ambientes mais poluídos, por isso temos que redobrar os cuidados. Se cada um fizer a sua parte a possibilidade de reprodução diminui. É momento de conversar com familiares, vizinhos, se for o caso chamar a Vigilância Sanitária e outro setores da Secretaria de Saúde. O trabalho deve ser tanto do poder público quanto do cidadão, então vamos nos unir nesta tarefa", apela Ricardo.

Para a enfermeira Silvana Gomes a palestra é muito importante porque alerta sobre os perigos da dengue e esclarece dúvidas dos servidores da empresa. "Esta parceria entre Emurb e Saúde tem sido fundamental porque ações como esta mostram a responsabilidade de cada um e cria um ambiente colaborativo. Esta palestra vem em boa hora para nossos colaboradores", comenta a profissional.

Quem também referenda o valor de eventos desta natureza é a assistente social Martha Figueiredo, que ressalta a necessidade da multiplicação das informações. "Temos um time de profissionais que estão todos os dias nas ruas trabalhando na drenagem e tapando os buracos e com estes conhecimentos eles podem colaborar também. Sem contar que a prevenção ainda é o melhor remédio", comenta Martha.

Na parte interna da Emurb os cuidados são permanentes e há pessoas especificas para limpar, podar e recolher materiais que possam acumular água. "Aqui dentro temos o maior cuidado. O armazenamento de água para consumo interno é seguro, não admitimos poças de água ou qualquer recipiente que seja conveniente para o mosquito se esconder. Temos feito a nossa parte", garante Niceu Dantas, técnico responsável pela segurança e suprimento do órgão municipal.

"É tempo de todos colaborarem", afirma o secretário municipal da Infraestrutura Sérgio Ferrari. "Temos colaborado com os mutirões promovidos pela Secretaria da Saúde e no que concerne às ações internas buscamos esclarecer nossas equipes e levar o conhecimento adquirido para as ruas", destaca.