Escolas de Educação Infantil promovem intercambio pedagógico entre os alunos

Educação
01/08/2019 14h05

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define cinco campos de experiência para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil. Um desses campos se chama “Eu, o Outro e o Nós”, trabalhando nas crianças a interação com os pares e com adultos, objetivando que elas descubram que existem outros modos de vida, pessoas diferentes e outros pontos de vista. Baseando-se neste conceito, as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Áurea Melo Zamour e Monsenhor João Moreira Lima realizaram nesta quinta-feira, 1°, um intercâmbio pedagógico entre os seus alunos. 

Cerca de 40 estudantes, entre 3 e 4 anos, da Emei Áurea Melo Zamour, que fica localizada no conjunto Orlando Dantas, visitaram o anexo da Emei Monsenhor João Moreira Lima, que fica no bairro Soledade. Após a acolhida, com músicas e atividades lúdicas, os professores passaram uma importante mensagem aos alunos: o combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e outras doenças. Essa é a segunda vez que as duas escolas municipais se visitam. Em fevereiro deste ano, a Emei Aurea Melo recebeu os alunos da Monsenhor João Moreira Lima e realizaram, juntas, diversas atividades.

A ideia do intercâmbio partiu da professora Sandra Biju, que leciona na Emei Áurea Melo. “Eu acompanho o trabalho da Emei João Moreira por uma rede social e vi que as nossas propostas pedagógicas têm muito em comum, então decidi fazer o convite para nos visitarmos. As crianças são as protagonistas disso tudo, a prática pedagógica só existe por causa delas e iniciativas como essa promovem o desenvolvimento emocional, cognitivo, a imaginação e a criatividade dos alunos, elementos essenciais no processo da aprendizagem infantil”, destaca a professora Sandra Biju.

Para a coordenadora pedagógica da Emei João Moreira Lima, professora Ana Maria Santos, o projeto desenvolvido entre as duas unidades de ensino é bastante enriquecedor. “É uma experiência muito importante tanto para os alunos quanto para nós, professores e equipes diretivas que podemos compartilhar nossas experiências vivenciadas no nosso dia a dia, além de colocarmos em prática os campos de experiências orientados pela BNCC”, frisou.

A professora Sandra Biju compartilha da ideia de que todos acabam ganhando com a experiência. “Eu considero isto, também, como um processo de formação continuada para os professores. Nós estamos compartilhando práticas, e a partir disso, você se interessa por uma atividade, se sente motivada a ler, a buscar os fundamentos teóricos, a ampliar esta atividade. Este é um ganho muito grande para nós que fazemos a rede municipal de ensino de Aracaju”, finaliza.