Emsurb e Secretaria do Meio Ambiente atuam em conjunto para retirada de árvores

Serviços Urbanos
01/08/2019 16h42

A Prefeitura de Aracaju realiza o serviço de supressão de árvores. O procedimento faz parte do cronograma de atividades da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e é realizado pelos agentes da Coordenadoria de Podação, após a análise técnica e autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). 

"Os principais motivos de retirada das árvores são o tempo de vida avançado das espécies e a ocorrência de pragas que, consequentemente, oferecem risco de queda. A ação resulta, inclusive,  na prevenção de acidentes envolvendo motoristas e pedestres", informa a coordenadora de Podação da Emsurb, engenheira florestal Thayanne Costa.

Segundo a coordenado, algumas das ocorrências atendidas pelas equipes, envolvem, também, árvores cujo plantio foi realizado de forma equivocada em espaços inapropriados, a exemplo das calçadas de residências. "Isso faz com que as raízes levantem os pavimentos, invadam tubulações das redes hidráulicas, trazendo inúmeros transtornos aos moradores".

Thayanne esclarece que, assim que a Emsurb recebe da Sema o diagnóstico da situação de determinada árvore, já com o devido autorizo, a Diretoria de Operações (Dirop) alinha a ação para atender a demanda. "Priorizamos os locais onde a mobilidade está prejudicada, também os pontos que oferecem risco maior à população”, completa a coordenadora.

Nesta quinta-feira, 1, as irmãs Maria Auxiliadora e Maria de Fátima acompanharam da porta de casa a movimentação dos profissionais da empresa municipal para a supressão de árvores na rua das Aroeiras, no bairro Aeroporto. Segundo dona Fátima, "a maioria das árvores foram plantadas muito perto do muro e, por isso, talvez, estejam precisando da atenção de um profissional ou técnico. Agradecemos pelo serviço da Prefeitura”, destaca a aposentada.

Moradora da rua das Palhas, também no bairro Aeroporto, dona Fátima Maria Canuto aproveitou a presença da equipe na localidade para elogiar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju. “Estou achando ótima essa ação da Prefeitura. A retirada de algumas dessas árvores deixará o aspecto da rua muito bonito e agradável, sem contar também que com a poda do excesso de galhos, a região ganha mais claridade. Esse serviço é excelente!”, afirma ela.

Além do bairro Aeroporto, nesta quinta-feira os agentes realizaram a supressão de uma árvore no bairro Pereira Lobo. A espécie arbórea, plantada na beira do canal da avenida Alan Kardec, estava oferecendo risco aos moradores da região. “Neste caso, como a árvore estava ultrapassando a rede elétrica, contamos com o suporte da Energisa que fez a poda para liberação da fiação e hoje realizamos a supressão”, acrescentou Thayanne.

Solicitação

Para os casos envolvendo o recolhimento e a poda de árvores e galhos nas vias públicas da capital, os cidadãos podem entrar em contato com a ouvidoria da Emsurb, por meio do 3021-9908. Para as demandas de supressão o contato deverá ser feito com Ouvidoria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), por intermédio dos números 3225-4173 ou 9-8135-6961.