Controladoria Geral do Município avança na capacitação de servidores em auditoria

Controladoria Geral do Município
02/08/2019 11h38

A Controladoria-Geral do Município (CGM), atendendo às metas do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, deu prosseguimento às atividades de Auditoria Proativa durante todo o mês de julho, reunindo-se com o Instituto de Previdência do Município (Aracaju Previdência) e a Procuradoria-Geral do Município (PGM).

A Auditoria Proativa consiste no treinamento dos representantes de todas as secretarias e órgãos da gestão municipal, que serão os responsáveis por avaliar internamente sua própria instituição. Ou seja, os servidores, utilizando as ferramentas disponibilizadas no Manual de Auditoria, executam a análise dos itens a serem auditados.

Para o diretor do Departamento de Auditoria (DEAU) da CGM, Antônio Álvaro de Carvalho, é gratificante desenvolver este trabalho. “No decorrer das primeiras reuniões com os representantes do Aracaju Previdência, Genolice Soares, e da PGM, Geilsa Almeida, fiquei impressionado com a boa vontade, iniciativa e criatividade dos envolvidos”, destacou.

Cronograma das atividades

A Auditoria Proativa será desenvolvida continuamente e deve ser encerrada em fevereiro de 2020. Após esta fase, terá início os procedimentos de Auditoria Operacional (Programa de Auditoria, Inspeções e Visitas Técnicas).

Tal metodologia foi aprovada e estimulada pelo secretário-chefe da CGM, Eliziário Sobral, que acompanha de perto esta implantação. Assim, uma vez que é realizado  cada encontro, o secretário reuni-se ainda com o titular da respectiva pasta.