Núcleos Comunitários de Defesa Civil somam forças nas ações de combate ao Aedes aegypti

Defesa Civil
02/08/2019 15h02

Nos últimos meses, a população de todas as regiões da capital têm vivenciado a mobilização promovida pela Prefeitura de Aracaju para o enfrentamento contra o Aedes aegypti, e com os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) não é diferente. Esses grupos, formados por moradores de áreas de riscos, assumem o papel de protagonistas dentro das suas comunidades e somam esforços para a promoção da saúde e redução de riscos, em áreas de maior vulnerabilidade.

O projeto conduzido pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, agregou ao seu calendário de atividades ações de conscientização e enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue. A primeira atividade, realizada no bairro Soledade, contou com a atuação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Assistência Social, além da Defesa Social.

A iniciativa contempla visitas domiciliares, em busca de focos de contaminação do mosquito. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, a presença dos membros do Nudec durante as visitas permite uma maior aproximação entre o poder público e a população. "O núcleo foi criado para ajudar, sendo assim um braço da Defesa Civil dentro da comunidade. Nesse momento, as características de atuação dos grupos contribuem para mais essa ação", afirma o coordenador.

Na oportunidade, além de aprender sobre como evitar a doença, os membros do núcleo também foram instruídos a repassar essas informações e orientações para a comunidade. " Os participantes estão orientados para que possamos atingir o maior número de pessoas possível", explica o major Silvio Prado.

O gerente do Programa Municipal do Controle do Aedes aegypti, Jeferson Santana, considera essa integração com a comunidade fundamental no combate à dengue. "Essas pessoas que ouviram a nossa conversa, nossa fala, puderam ver, nas casas que visitamos, o problema instalado. Eu tenho certeza que essas pessoas estão sendo impactadas, de forma que elas vão também levar essa informação para suas casas, para os seus familiares, para os seus vizinhos. Esperamos poder contar sempre com parcerias como essa", aponta Jeferson.

Para a coordenadora do Nudec Soledade, Gilenilde Barboa, essa é mais uma oportunidade para contribuir com a comunidade. "Está sendo muito importante. Depois que eu entrei no Nudec, eu aprendi bastante. Além disso, notamos a eficácia do Nudec na comunidade, principalmente no enfrentamento a esse tipo de problema", afirma Gilenilde.

Também membro do Nudec Soledade, Eduilson Vireira, ressalta que esse tipo de ação é uma forma de, mais uma vez, exercer seu papel como integrante do núcleo: conscientizar a comunidade. "Estamos aqui juntos para tentar inibir esse problema", aponta.

A costureira Maria de Lourdes foi uma das moradoras contempladas pela ação. Para ela, as orientações passadas pelos membros do núcleo foram fundamentais. "Realmente é muito bom. Estão orientando, alertando, e dizem que todo cuidado é pouco", disse, ao reconhecer como positiva a atuação da Prefeitura de Aracaju. "É importante que cada um de vocês se preocupe com a saúde de cada um de nós. Orientação nunca é demais", afirma a costureira.

Assim como a vizinha, a professora Maria Cenira Santos recebeu as indicações com bastante atenção. "Esse trabalho é importantíssimo, para que a população venha a ter consciência do que realmente tem que fazer. Porque não é só na casa do vizinho; nossa casa também pode estar propícia a ter a dengue", aponta a professora, que também se mostrou muito satisfeita com a ação da Prefeitura. "Muito importante mesmo esse trabalho. Estão de parabéns por isso", comemora a moradora.