Estudantes do Lamarão participam de atividades da Semana Municipal do Hip Hop

Educação
02/08/2019 14h10

Arte e educação sempre caminharam juntas nas escolas da rede municipal de ensino. Nesse sentido, durante a Semana Municipal do Hip Hop, algumas unidades receberam atividades do evento, como oficinas e apresentações artísticas. Na manhã desta sexta-feira, 2, foi a vez dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva, no bairro Lamarão, terem a oportunidade de conhecer diversos segmentos da cultura hip hop, como o grafite e as rimas. Os estudantes puderam participar de oficinas de música e poesia e ainda uma roda de conversa com uma introdução sobre esta cultura.

“Temos como objetivo discutir o hip hop por um tripé de cultura, educação e cidadania, e quando pensamos nesta semana, já sabíamos que haviam trabalhos sobre isso sendo desenvolvidos na rede municipal de Educação, pois também participamos dessas intervenções em alguns momentos. Trouxemos estas atividades para as escolas porque o hip hop sempre acontece em periferias, mas distante de algum espaço institucional. Então, aqui, poderíamos falar pra mais gente e nada melhor que falar pra essa juventude que está dentro da escola”, explica o presidente estadual da Nação Hip Hop Brasil, Hot Black.

Quando o assunto é hip hop, os alunos da Emef Sérgio Francisco da Silva já estão familiarizados. É que, por meio do projeto Quebrada Educadora, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), oferece formação a todos os representantes de turma das escolas de Ensino Fundamental. Durante a formação, estes estudantes passam por diversas oficinas, como de teatro, dança, poesia e também de hip hop. Devido a esta familiaridade, surgiu a ideia de participação da escola na Semana Municipal do Hip Hop, que foi totalmente acolhida pela equipe gestora da unidade. 

“A nossa comunidade é carente em diversos aspectos e aqui, no bairro, temos poucos espaços de convivência, então, a escola acaba assumindo este papel. Somos uma escola aberta que gosta de interagir com a comunidade e também de incentivar os nossos estudantes, buscando coisas que os atraia e que sejam de ganho educacional para eles. Com essas oficinas desenvolvidas na Semana do Hip Hop, trabalhando poesias, por exemplo, eles já estão vendo gêneros textuais, um pouco de redação, produção de texto e leitura, assuntos que estão previstos na Base Nacional Comum Curricular”, destaca a coordenadora pedagógica da Emef, Tanielly Farias.

Além da Emef Sérgio Francisco da Silva, também receberam atividades as escolas José Antônio da Costa Melo, no bairro Getúlio Vargas; Olga Benário, no Santos Dumont; e Oviêdo Teixeira, localizada no bairro Olaria. “A escola não recebe um ser já preenchido, o aluno vem para cá com sua música, seus costumes, seus erros e acertos, mas também com suas dúvidas e é importante que a escola possa oferecer múltiplas formas de ensino. O conteúdo cultural atrai esses jovens e aqui é o melhor espaço para eles estarem, dentro da escola, principalmente nessa fase de adolescência, pois o adulto que vamos encontrar no futuro depende do bom ensino que recebeu, da boa relação que teve com os professores e também com a comunidade”, finaliza Hot Black.