Prefeitura promove vacinação de crianças nas escolas municipais de educação infantil

Saúde
02/08/2019 15h47

Durante esta semana, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio das secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), promoveu uma atividade de vacinação nas Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei) para atualização das vacinas das crianças até dois anos.

Participaram desta ação 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 21 escolas que integram o Programa. “Reavaliamos os cartões vacinais para ver se as crianças estavam faltando tomar alguma vacina, as que estavam nós vacinamos. Esta foi uma estratégia que encontramos de a UBS chegar até as crianças, porque muitas vezes os pais, por algum motivo, não as levam para vacinar nas unidades”,  afirma a coordenadora de Enfermagem da SMS, Edineide Oliveira Silva.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a idade das crianças foi escolhida porque as coberturas vacinais vêm decrescendo e é necessário reverter esse quadro. A enfermeira da UBS Edézio Vieira de Melo, Regina Pereira Souza, que foi vacinar na Emei José Garcez Vieira do bairro Siqueira Campos, explica como se deu o processo.

“Eles foram imunizados nos finais de tarde, no horário em que os pais vão buscá-los, pois só vacinamos na presença dos pais ou responsáveis pelas crianças”, ressaltou a enfermeira, que atuou com a colaboração dos estudantes de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit).

Fluxo

Para a realização desta ação, houve o alinhamento com os representantes da Semed de como seria a atividade e, posteriormente, foi realizada uma reunião com os responsáveis técnicos (RT’s) de Enfermagem das unidades de saúde envolvidas para definir as datas. Entre os dias 16 e 26 de julho, os pais dos alunos foram mobilizados para a entrega dos cartões de vacina e avaliação dos cartões das crianças.