Prefeitura realiza serviços de manutenção e limpeza em pontos turísticos da capital

Serviços Urbanos
02/08/2019 16h16


Final de semana chegando e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mobiliza suas equipes para que aracajuanos e turistas possam aproveitar momentos de lazer em locais limpos e agradáveis. Nesta sexta-feira, 2, os agentes se dirigiram a um dos pontos turísticos da cidade, no bairro 13 de Julho, onde realizaram a limpeza na fonte de água do calçadão da Praia Formosa.

Durante a operação, que envolveu 11 profissionais, foi feito a remoção do limo e outros resíduos acumulados na parte interna do lago artificial. No primeiro momento, os agentes retiram o excesso da água pelo sistema de drenagem da própria fonte que, posteriormente, recebeu a aplicação do sabão geleia. Após a lavagem, o lago foi abastecido por caminhões pipa. A água utilizada é proveniente do poço artesiano de uma das bases de abastecimento da empresa municipal, no conjunto Manoel Preto, no bairro Industrial.

Além das ações de manutenção, a empresa municipal mantém na Praia Formosa quatro agentes fixos que fazem a limpeza da região.

Praias

Mesmo estando em um período considerado de baixa estação, as praias da capital  recebem regularmente a atenção da administração. Aos sábados e às segundas-feiras, cerca de 30 agentes executam os serviços de limpeza geral e recolhimento de resíduos em toda a extensão de areia da região, entre o Farol da Coroa do Meio até as praias da rodovia José Sarney. Aos domingos, a área que abrange, exclusivamente, a Passarela do Caranguejo é atendida com o serviço de varrição. Copos descartáveis, garrafas plásticas e papéis são exemplos do que é recolhido pelos agentes. “Lembrando que na Orla da Praia de Atalaia, a limpeza do calçadão é de competência do Governo do Estado”, explicou o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Rodolfo Costa.

Para dar mais agilidade e garantir a eficiência no serviço de coleta de resíduos nas praias, a Emsurb utiliza também a máquina saneadora. O equipamento que é operacionalizado de segunda a sábado numa área determinada, saindo do farol (proximidades da Coroa do Meio) até a praia da Cinelândia, é um instrumento que funciona como espécie de peneira acoplada a um trator, que recolhe pequenos resíduos a uma profundidade de até 20 cm.

"O lixo da Orla de Atalaia é coletado diariamente e quando há uma demanda maior por conta de alguma festividade ou feriado, aumentamos o número de caminhões coletores  e  agentes de limpeza. Na chegada da alta estação, período em que a rede hoteleira recebe mais turistas, intensificamos os serviços de limpeza na região das praias da capital", enfatizou o diretor de Operações, Bruno Moraes.