Prefeitura de Aracaju amplia a oferta de serviço no Caps AD Vida

Agência Aracaju de Notícias
02/08/2019 17h35

Com o objetivo de oferecer um atendimento ainda melhor aos usuários que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, ampliou a oferta no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Vida, localizado no bairro Suíssa. Desde o início da semana, o local passou a atender, além de crianças e adolescentes, pessoas com até 29 anos de idade.
 
De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), Chenya Coutinho, antes de ampliar o serviço, foi elaborado um estudo demográfico para conhecer o perfil do público do Caps Vida. “A gente precisava saber se a maior demanda era de homem ou mulher, a idade desse público, saber se a pessoa estava em situação de rua e quanto tempo fica dentro do centro de atenção. A partir daí, foi feita uma proposta de adequação do local, onde foi montado um grupo de trabalho com os profissionais para poder se debruçar nas políticas e normativas do Ministério da Saúde, dos Estatutos da Criança e do Adolescente e da Juventude. Além disso, foram estudadas várias políticas e leis para poder basear essa proposta que foi aprovada pelo Conselho Municipal da Saúde”, explicou.
 
Entre as adaptações feitas para ampliar o serviço, foram criadas salas de grupo, acolhimento e coordenação.  Os leitos para acolhimento noturno permanecem sendo exclusivos da infância e adolescência, recebendo apenas usuários até os 21 anos de idade. Os usuários com idade superior aos 21 que necessitem do acolhimento noturno serão absorvidos pelo Caps D III Primavera, situado no bairro Atalaia.   
 
Ainda segundo a coordenadora, o atendimento com a nova demanda será feito de forma separada.  “O serviço vai funcionar com guias para adulto jovem e guias para crianças. Esse público não se mistura. Na verdade só se mistura em dia de assembleia quando os responsáveis pelas crianças também estão presentes. Com isso, a gente amplia o serviço, mantendo a qualidade e garantindo a singularidade do atendimento oferecido, especialmente aos usuários menores de 18 anos”, destacou. 
 
Acompanhamento
 
Os usuários do Caps recebem acompanhamento de uma equipe multiprofissional composta por coordenador, dois educadores físicos, três assistentes sociais, dois psicólogos, seis enfermeiros, 15 técnicos de enfermagem, além de terapeuta ocupacional, farmacêutico, psicopedagoga, médico clínico e médico psiquiatra. No local, são desenvolvidas atividades coletivas e individuais de educação e saúde, rodas de conversa, aconselhamento e oficinas.