Alunos da rede municipal participam do último dia dos Jogos Estudantis

Educação
03/08/2019 12h16

Cerca de 600 alunos, de 24 escolas da rede pública municipal de ensino, participam neste sábado, dia 3, no Parque da Sementeira e na Praça da Juventude do Augusto Franco, do último dia de competições dos ‘Jogos Estudantis 2019’. O evento é promovido pela Prefeitura de Aracaju por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed).  A competição iniciou no dia 6 de julho e contou com mais de 1.600 atletas que jogaram partidas de futsal, queimado, atletismo, dama, dominó e cabo de guerra.

Para o professor de Educação Física, Ricardo Otaviano Ferreira Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Zalda Gama, localizada no bairro Capucho, a participação foi positiva. “É importante para as crianças participar de um evento como esse, pois incentiva a prática de esportes, melhora as notas e comportamento em sala de aula, é possível ver ganho escolar, físico e mental. Como eu fui atleta, participei de diversos Jogos da Primavera, é gratificante fazer pelos meus alunos o que os meus professores fizeram por mim, trazendo alegria e incentivando a prática esportiva”, afirmou.

Craque do time da Emef Professor Laonte Gama, a aluna Viviane Oliveira do Nascimento,  de 13 anos, destacou outro aspecto positivo da competição. “Como eu gosto muito de futebol, ter a chance de participar dos Jogos é incrível. Ficamos animados por poder jogar com pessoas diferentes, de outras escolas. E também é bom mostrar para as meninas que elas podem jogar futebol, que é um esporte que as mulheres podem praticar. Gostaria que todas as minhas colegas tivessem esse desejo. Talvez, acompanhando as partidas, elas se animem”, declarou.

A secretária da Educação de Aracaju, professora Maria Cecília Tavares Leite, também aprovou a experiência. “O esporte é um grande incentivador, diminui a evasão escolar e quando melhoramos a nossa capacidade física, melhoramos a concentração, a disciplina. Os alunos estão muito empolgados e nós também, pois chegamos a mais uma meta alcançada ao realizarmos essa primeira edição”, afirmou Cecília.

Encerramento

Nos três sábados em que aconteceram as etapas – no campus da Universidade Tiradentes, na Sementeira e na praça do Augusto Franco -, além dos alunos também estavam presentes as equipes diretivas das unidades, treinadores e dezenas de voluntários e servidores da Semed, que ajudaram na organização do evento. Para o coordenador de Educação Física e Esporte da Secretaria, José Robson dos Santos, o apoio da comunidade  escolar foi fundamental.

“Foi desafiador fazer essa primeira edição, mas valeu a pena ao perceber como as escolas e garotada receberam a iniciativa, nesse sentido é um sucesso total. E nós atingimos o objetivo de fazer esse projeto piloto, para que em 2020 nós façamos uma segunda edição ainda mais organizada, com mais escolas participando e mais atletas. Ficamos muito felizes, também com os professores que abraçaram o evento e mobilizaram as suas comunidades. Então, no geral, foi uma experiência muito positiva, pois mobilizou toda a comunidade escolar”, avaliou.

Às 16h deste sábado, acontecerá o encerramento da competição com os finalistas do futsal. Em seguida, o prefeito Edvaldo Nogueira fará a entrega das medalhas e troféus das equipes campeãs.